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Enem 2020: especialistas dão dicas para o segundo domingo de provas

No Pará, mais de 166 mil estudantes são esperados no domingo (24), último dia de provas impressas, que terá 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
21/01/2021 13h01

Neste domingo (24), mais de 2,6 milhões estudantes em todo o País, com exceção dos candidatos do estado do Amazonas, são esperados no segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quem compareceu no domingo passado (17), se prepara agora para a próxima fase do exame, que terá 45 questões de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza, em 5h de duração.Educadores, da Seduc, orientam sobre as 90 questões do Enem

Nesta edição, além da tradicional prova impressa, o principal processo avaliativo para o ingresso dos estudantes brasileiros no Ensino Superior, também poderá ser feito de maneira online, através do Enem Digital. Este será o primeiro ano da nova modalidade do exame, marcada para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

Com o intuito de ajudar os mais de 166 mil estudantes paraenses que encaram os momentos finais da versão impressa do exame, professores da rede estadual de ensino, especialistas em Enem, deram dicas importantes e pontuaram os principais assuntos que os participantes devem atentar neste segundo dia de provas.

MATEMÁTICA NO ENEM

A matriz curricular referencial de Matemática, no exame, apresenta sete competências que contém 30 habilidades. De modo geral, cada competência é avaliada por um bloco de itens de teste, com o intuito de verificar o nível de proficiência (conhecimento) dos estudantes.

Durante a resolução das questões de Matemática, é essencial acertar as consideradas mais fáceis pelo participante. Como algumas habilidades são avaliadas por dois itens, é desejável que o participante acerte as duas questões para aumentar sua nota, por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia utilizada para corrigir a prova.

De acordo com o professor de Matemática, George Christ, é comum que o Enem solicite cálculos longos e com base nisso, há duas formas de contornar esse problema. A primeira consiste em preparar os cálculos e deixar para resolvê-los apenas ao final, pois isso aumenta as chances de simplificar as questões, obtendo números menores, que facilitam as resoluções dos problemas por sua vez.

A segunda maneira de lidar com cálculos longos, é usar valores aproximados, arredondamentos e estimativas, conforme o item for sendo resolvido.

“Geralmente, as alternativas indicam quando é possível usar essas estratégias, uma vez que há opções com valores muito diferentes entre si, que sinalizam quando não é necessário cálculos muito precisos. Também é sempre bom lembrar que um mesmo item pode ser resolvido em muitas ocasiões de maneiras diferentes, então é prudente que o estudante investigue o caminho mais rápido e, portanto, com menos cálculos inicialmente”, explicou o educador.

Segundo o especialista, muitos alunos que vão relativamente bem nas questões problemas, tendem a ir mal nos itens de argumentação e avaliação de propostas de intervenção. “É importante tomar cuidado com as habilidades de argumentação e avaliação de propostas de intervenção, que geralmente compõem de 30% a 40% das questões de Matemática no exame”, enfatizou George Christ.

Operações com números reais, valor posicional, ordem de grandeza, princípios de contagem, porcentagem, áreas de figuras planas, volume de figuras espaciais, triângulos, conversão de unidades de medida, razões especiais (escala, velocidade média etc.), regras de três, grandezas proporcionais, análise de dados em tabelas e gráficos, medidas de tendência central e de dispersão, além de probabilidade, são alguns dos conteúdos de aprendizagem que o Enem avalia em Matemática.

QUÍMICA NO ENEM

De acordo com os educadores, da Seduc, os conteúdos de Química com maior incidência no exame, são estequiometria, termoquímica, propriedades físicas e reações orgânicas, não esquecendo de meio ambiente, pois podem cair questões misturadas até com Biologia, caso dos ciclos bioquímicos, dando uma atenção maior para o nitrogênio.

Os professores salientam que é importante que o aluno tenha tido uma base curricular completa para ter um bom desempenho na prova. O professor da rede estadual ,Thomas Jefferson, disse que os alunos devem atentar para os assuntos mencionados inicialmente.

“É importante também que o aluno lembre da eletroquímica, uma reação de transferência de elétrons, da oxidação, da redução, do agente oxidante e redutor, das semi-reações, do cálculo da diferença de potencial (DDP), que na pilha sempre dá positivo; da Eletrólise aquosa do cloreto de sódio que podemos obter soda cáustica, da hidrólise salina relacionado ao processo de calagem, correção do pH e os fatores que deslocam o equilíbrio químico. Tudo isso é muito importante e com certeza vem no Enem”, afirma o especialista em Química.

Segundo o professor Thomas Jefferson, um dos conteúdos mais complicados é a hidrólise salina. Ele aconselhou os candidatos a usarem o seguinte macete. “Quem é fraco nunca fica sozinho, por exemplo, o caso do carbonato de cálcio, muito utilizado no processo de aumento do pH do solo, pois é um sal de caráter básico, em que o ânion carbonato sofre a hidrólise, liberando a hidroxila. Portanto, é importante ficar atento a essas questões no exame”, finaliza Thomas Jefferson.

SERVIÇO

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) observa que os candidatos devem chegar cedo aos locais de provas, para evitar aglomerações. É importante também não esquecer o que é obrigatório, como o uso de máscara durante toda a prova.

Está autorizado ao estudante levar seu próprio recipiente com álcool em gel, como medida de prevenção à Covid-19.

- O segundo dia de provas presenciais do Enem 2020 ocorre neste domingo (24).

- Abertura dos portões: 11h30 (horário de Brasília).

- Fechamento dos portões: 13h

- Início das provas: 13h30

- Término das provas: 18h30

*Por Rodrigo Moraes e Vinícius Leal. (ASCOM/SEDUC)