Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital do Marajó incentiva o cuidado com a saúde mental na região

Por Vera Rojas (HEMOPA)
21/01/2021 14h34

Referência na assistência de média e alta complexidade, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, no sudoeste marajoara, aderiu à campanha nacional “Janeiro Branco” para chamar atenção da população sobre a importância de cuidar não apenas da saúde física, mas também, do bem-estar emocional, por meio de ações de educação em saúde com o repasse de informações para colaboradores, usuários e acompanhantes.

De acordo com o psicólogo do HRPM, Camilo Lopes, a campanha Janeiro Branco é realizada no primeiro mês do ano, a fim de aproveitar esse momento de reflexão e de planejamento, atrelado à simbologia de recomeço.

"Janeiro é o primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais sensíveis, mais propensas a pensarem sobre questões da sua própria existência, dos seus sentidos, seus desejos e o que elas pretendem realizar durante todo o ano’’, disse.

Camilo LopesCamilo enfatiza ainda alguns hábitos que são importantes para melhorar a saúde mental. "Manter uma boa alimentação, praticar esportes, ter relações saudáveis, desenvolver a fé, se proporcionar momentos de prazer, dizer algo positivo a si mesmo e ajudar o próximo. Quem cuida da mente, cuida da vida", observou.

A dona de casa, Dina do Socorro Araújo dos Santos, 35 anos, reside no rio Jurupari, município de Bagre, ela é acompanhante da sua filha, Raimunda dos Santos Costas, que teve seu bebê prematuro há três meses. Ela relata a importância de receber o acompanhamento do psicólogo. "Estamos esses sendo bem atendidas. O psicólogo é bastante atencioso com a gente, faz dinâmicas com apoio da assistente social. Ele pergunta como a gente está de saúde. É muito importante a gente manter este cuidado com a nossa saúde mental, pois muitas das vezes ficamos inseguros. Só tenho a agradecer por todo o acolhimento que eu, minha filha e a netinha estamos recebendo", destacou

Dina do Socorro, mãeA equipe multiprofissional do HRPM vem promovendo ações de educação em saúde, voltadas para usuários acompanhantes e colaboradores da unidade hospitalar, com palestras e distribuição de material educativo nas áreas de atendimento da unidade hospitalar.

Serviço: O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade do Governo do Pará que oferece assistência de média e alta complexidade. É referência em várias especialidades na assistência a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 h. O Hospital está localizado na Avenida Rio Branco, 1.266, Centro, na sede municipal de Breves. Mais informações: (91) 3783-2140/ 2127.

Texto: Lucas Brilhante – Ascom/HRPM