Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE AO CORONAVÍRUS

Governador visita Faro e acompanha atendimentos médicos no Barco Papa Francisco

Por Bruna Brabo Secom (SECOM)
21/01/2021 15h24

Na manhã desta quinta-feira (20), o governador Helder Barbalho esteve no distrito de Novo Maracanã, em Faro, na região da Calha Norte, para acompanhar os atendimentos médicos a pessoas com casos suspeitos de covid-19 no Barco Papa Francisco e nas unidades básicas de saúde. 

“Quero reafirmar a mobilização de todos e a união do Estado com os municípios para salvar a população. Nós estamos num processo, no dia de hoje, de remoção de pacientes dos municípios de Curuá, Oriximiná, Faro, Óbidos e Monte Alegre no intuito de garantir com que haja a redução da lotação do sistema municipal de saúde e garantir com que as pessoas sejam logo atendidas, evitando o agravamento da doença”, afirmou o governador. 

A embarcação Papa Francisco chegou no distrito na manhã da quinta-feira (20) e iniciou os atendimentos para pacientes com sintomas de Covid-19 assim que atracou. No momento, a embarcação está com cinco pacientes sendo estabilizados em leitos clínicos. “Ainda no dia de hoje, o hospital flutuante irá transferir nove pacientes para as redes de hospital do Estado. Sendo dois pacientes recebidos no Hospital Regional Baixo Amazonas, em Santarém e os outros sete receberam assistência no Hospital 9 de abril, em Juruti”, segundo o frei Joel Sousa, coordenador do barco. 

De acordo com a prefeitura municipal de Faro, nas últimas 24 horas, não houve nenhum óbito no município. O prefeito agradeceu o suporte do governo, que ajudou a estabilizar a situação no município. “É fundamental essa parceria via governo do Estado, devido a nossa localização. Nós dependemos de rios e essa estrutura que o Estado está disponibilizando para transportar pacientes de casos mais urgentes está ajudando a salvar vidas”, ressaltou o prefeito de Faro, Paulo Carvalho. 

O Secretário Adjunto de Saúde Sipriano Ferraz e o Secretário Regional do Baixo Amazonas Henderson Pinto, também acompanharam a visita. "Nós identificamos, também, pacientes que precisam ser transferidos no início do seu quadro e que estão se agravando nessas cidades que não têm suporte. Então nós mandamos dois helicópteros do Governo do Estado, junto com mais dois aviões a jato, para fazer as transferências desses pacientes para a nossa retaguarda, que é em Itaituba, em Santarém e em Juruti", explicou Sipriano Ferraz.

O município de Faro também recebeu 30 cilindros comprados pela prefeitura através de intermediação do governo do Estado. O governador acompanhou a chegada da carga. 

O barco Papa Francisco conta com serviços de triagem de enfermagem, verificação de sinais vitais e oxigenação, atendimento médico, medicamentos, exames de laboratório de hemograma e raio-x, testes rápidos e conta com quatro leitos clínicos para estabilizar pacientes. 

Serviço: Os atendimentos começam às 8h e seguem até às 17h.