Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE À PANDEMIA

Alenquer recebe equipe de governo para reforçar estratégias de combate à pandemia

O Hospital Santo Antônio de Alenquer, que mantém convênio com o Estado, já está sendo ampliado para receber 10 leitos de UTI

Por Ana Thaynara (SECOM)
23/01/2021 15h10

A equipe de gestores do Estado em visita às instalações do Hospital de AlenquerAlenquer é o segundo município a receber, neste sábado (23), a comitiva do governo do Estado, que está desde o início da semana percorrendo os municípios do extremo Oeste para acompanhar in loco as ações de combate à Covid-19. A equipe visitou o Centro de Atendimento à Covid, onde é feito o atendimento laboratorial, e o Hospital Santo Antônio de Alenquer, que possui convênio com o Estado e conta, hoje, com 31 leitos clínicos exclusivos para infectados pelo novo coronavírus. A equipe também reforçou aos gestores locais a importância da parceria entre governo e município.

“Temos que destacar que na região da Calha Norte há alguns municípios muito pequenos e muito carentes, que não têm condições de ofertar um suporte de média para alta complexidade. Nós reforçamos nosso grupamento de aeronaves na região e estamos prontos para atender toda a demanda, direcionando para os nossos hospitais de retaguarda em Juriti, Itaituba ou Santarém”, informou o secretário adjunto de Saúde Pública, Sipriano Ferraz.Os secretários e a diretora do Hospital, a religiosa Nila Soares, foram ver as obras da ala de UTI

Para o prefeito de Alenquer, a ajuda do Estado na região tem sido essencial, principalmente por conta da logística. “É muito importante essa parceria, porque nós chegamos a um ponto onde os próprios municípios não teriam condições de atender todas as demandas se não fosse esse apoio e empenho do governador do Estado. Essa semana estive reunido com o governador, e o governo tem respondido de uma maneira muito rápida para uma região que hoje sofre com a pandemia”, disse Tom Farias, prefeito de Alenquer.

Ampliação - Referência no tratamento de pacientes com a Covid-19 na sede municipal, o Hospital Santo Antônio de Alenquer passou de 12 para 31 leitos clínicos exclusivos para o tratamento durante a pandemia. A unidade, que também recebe pacientes do município de Curuá, está bem equipada, inclusive com um concentrador de oxigênio, o que ajuda a economizar o insumo.

Em convênio com o Estado, o hospital está sendo ampliado para construção de uma ala com dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). O secretário adjunto Sipriano Ferraz e o secretário Regional do Baixo Amazonas, Henderson Pinto, visitaram a obra e as demais instalações do Hospital.O Hospital Santo Antônio, que mantém convênio com o Estado, está equipado para atender os pacientes de Covid-19

Segundo a diretora da unidade, a freira Nila Soares, a construção da ala de alta complexidade é “um sonho para a nossa região. Alenquer vai poder atender não só aqui, mas atender também Curuá, que é nosso município vizinho e não tem voo comercial, bem como atender Monte Alegre”.

Reforço - O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), reforçou o apoio logístico às prefeituras para o combate à Covid-19. No extremo Oeste, o Estado tem mantido a cooperação com as secretarias municipais, repassando orientações sobre como agir durante a crise provocada pela segunda onda de contágio.Os gestores estaduais com servidores da Prefeitura

Além do aumento do número de leitos e da articulação para compra de insumos – principalmente cilindros de oxigênio -, o Estado ampliou o atendimento aeromédico para transporte de pacientes, já que a região é distante da capital, Belém, e muito recortada por rios, o que requer uma logística mais elaborada.

Já estão operando seis aeronaves na região, sendo dois aviões e quatro helicópteros, equipadas para transferir pacientes de alta e média complexidade.