Boletim Informativo - Operação Enem - Atualizado às 8h30

Os trabalhos nos Centros ocorrem desde às 7h. Até às 8h30, 42% das provas já haviam sido entregues em seus respectivos locais de aplicação

24/01/2021 08h50 - Atualizada em 24/01/2021 17h15
Por Aline Saavedra (SEGUP)

A concentração dos agentes da Segurança Pública, para dar início a distribuição das provas do Enem, começou pontualmente às 6h Mais de sete mil agentes de segurança pública estão empregados neste segundo domingo (24) do Exame Nacional do Ensino Médio. A Operação Enem é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), colaborando com a logística na segurança da distribuição das provas. 

Logística - A concentração para dar início a distribuição das provas  iniciou às 6h. Às 8h a Polícia Militar começou a atuar na escolta das provas e no deslocamento dos malotes até os mais de 900 locais de prova, distribuídos em 80 municípios paraenses, onde o Exame será aplicado. Até às 8h30, 42% das provas já haviam sido entregues em seus respectivos locais de aplicação. A expectativa para o término é às 11h. 

Há Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCR), entre outras cidades do Pará, em Marabá, Santarém, Breves Integração - As ações envolvem, de forma integrada, representantes de diversas instituições, como Correios, Exército, Polícias Civil e Militar, Grupamento Aéreo e Fluvial da Segup, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Guardas Municipais, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Equatorial (concessionária de energia elétrica) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), esse último órgão realiza o certame.

As unidades nos municípios são coordenadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Estadual, em BelémDescentralização – Este ano, assim como já utilizado nas Eleições 2020, a segurança pública implementou os Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCR), nos municípios de Marabá, Capanema, Castanhal, Soure, Breves, Paragominas, Tucuruí, Redenção, São Félix do Xingu, Santarém, Itaituba, Abaetetuba e Altamira. As unidades são coordenadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Estadual, na Capital, que abrange toda a Região Metropolitana de Belém (RMB). Os trabalhos nos Centros ocorrem desde às 7h.  

As informações acerca dos transportes das provas, bem como, o início e a finalização do concurso serão repassadas ao Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, no Distrito Federal (DF), por meio do Sistema Córtex. Os Centros funcionam nos dias das provas.

Em Belém, o CICCE funciona no plenário da Secretaria de Segurança Pública do Estado, na rua Arcipreste Manoel Teodoro, 305.