Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Secretaria de Meio Ambiente do Estado investe na infraestrutura e tecnologia

Como resultado a Secretaria tem agilizado o atendimento ao público e melhorado procedimentos internos

Por Anna Paula Mello (SEMAS)
29/01/2021 15h15

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), por meio do Programa Municípios Verdes (PMV), adquiriu um servidor do tipo blade, equipamento que otimiza o trabalho e minimiza o uso de espaço físico e energia, ampliando a capacidade de atendimento junto aos municípios. O equipamento permite um processamento de alto desempenho que fortalecerá a produção rural sustentável.

As ações serão estratégicas para o ordenamento ambiental e fundiário e também de gestão ambiental, com foco em pactos locais, no monitoramento do desmatamento, na implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e na estruturação da gestão ambiental dos municípios participantes. Com isso, a Secretaria também poderá aprimorar o desempenho da “Flora”, a atendente virtual da Semas, além de promover o lançamento do Sistema Informatizado de Licenciamento Ambiental Municipal (Sislam). Vagner Nascimento, diretor de Tecnologia da Informação da Semas (DTI) destaca a importância do processamento da informação de forma rápida e eficiente ser hoje peça fundamental para a aceleração de resultados dos procedimentos ambientais que chegam à Semas. “Esse equipamento eleva e traz a Semas para outro patamar de evolução tecnológica trazendo benefícios a toa a gestão ambiental do estado do Pará”.

O aprimoramento dos sistemas virtuais é primordial para a Secretaria melhorar o atendimento interno e externo ao público. Por isso, a Semas investiu cerca de dois milhões de reais em seus novos equipamentos tecnológicos que facilitam o acesso a suas plataformas virtuais. Com a renovação da infraestrutura tecnológica, mais de 140 municípios terão acesso ao Sislam. De acordo com Ayamy Migiyama, diretora-geral do Núcleo Executor do Programa Municípios Verdes, a Semas precisa estar em constante atualização tecnológica. “A Secretaria possui mais de 50 sistemas virtuais, por isso é tão necessário ter uma alta estrutura tecnológica que facilite o trabalho dos servidores e garanta mais agilidade no retorno ao público”, afirma a diretora.