Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Emater e prefeitura de Santo Antônio do Tauá discutem desenvolvimento rural sustentável

As ações preevem assistência técnica às cadeias produtivas vocacionais do município e reativação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural

Por Etiene Andrade (EMATER)
01/02/2021 13h47

Equipes do escritório local da Emater em Santo Antônio do Tauá e da Secretaria de Agricultura articulam ampliação de trabalho conjuntoConhecido com “Cidade dos Igarapés”, o município de Santo Antônio do Tauá fica localizado na mesorregião metropolitana de Belém (microrregião de Castanhal), e tem no setor de hortifrutigranjeiros uma atividade já consolidada. E no ano em que completará 60 anos, neste 2021, a expectativa é ainda maior para ampliar as atividades agrícolas de forma sustentável e investir em novas áreas de produção. Para isso, a prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, buscou a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), para discussão de novas parcerias.

“Vamos trabalhar juntos com a Emater para fortalecer e dar maior visibilidade a nossa produção no nosso estado, por isso provocamos uma reunião com a empresa, onde reconhecemos a importância da Emater para o município. (A Emater) já tem sido fundamental para a elaboração de projetos, vistorias técnicas e emissão de documentos que permitem o acesso dos produtores a créditos. Agora solicitamos o apoio para um projeto emergencial e outras ações para serem desenvolvidas a médio e longo prazo”, afirmou o secretário municipal de Agricultura, Jairo de Jesus.

De acordo com o supervisor do escritório Regional da Emater em Castanhal, ao qual o escritório local de Santo Antônio do Tauá está vinculado, a parceria vai proporcionar o desenvolvimento de novas áreas produtivas para o município.

"É uma conjugação de esforços desde a assistência técnica, pela Emater, e o fomento da prefeitura, que será garantido pela secretaria municipal de Agricultura, no sentindo de unir forças para promover as cadeias produtivas principais do município e outras com potencial, como a produção de camarão nas comunidades que estão na beira do rio e do açaí também”.

Como ação emergencial, o escritório local da Emater em Santo Antônio do Tauá já vai elaborar, agora em fevereiro, um plano de trabalho específico para agricultura, que incluirá o fomento e assistência técnica das cadeias produtivas, e orientações para a reativação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, que congrega várias instituições que vão colaborar com o trabalho. Futuramente será assinado um termo de cooperação técnica entre as duas instituições para a formalização da parceria.