Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Adepará apreende e incinera grude ilegal em Santa Maria do Pará

Material geralmente é usado para exportação irregular de maneira

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
02/02/2021 15h33

Quase 200 kg de grude foram incinerados pela Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), na tarde da segunda-feira (01), por estarem no mercado de forma irregular. O infrator foi autuado em flagrante, no município de Santa Maria do Pará, localizado a 90 quilômetros da capital. A ação faz parte do trabalho de fiscalização volante, realizado periodicamente pela Agência de Defesa.

O material foi apreendido na Rodovia BR 316, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), parceira nessas ações de fiscalizações, por estar sendo transportado sem documentação sanitária. Todo o produto confiscado foi destruído com o apoio de uma indústria localizada na região metropolitana de Belém.

“O produto apreendido estava sendo transportado sem documentação sanitária adequada, sendo considerado um produto clandestino que provavelmente seria destinado a exportação de maneira irregular. Por isso, a carga foi apreendida pelos servidores da Agência”, informou Adriele Cardoso, gerente do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Adepará. 

O grude é uma substância colante, feita restos de materiais de peixes, que são utilizados de diversas formas, como para unir peças de madeira e até como alimento em alguns países.

Qualidade - As ações periódicas de fiscalização móvel da Adepará são relevantes para manter a regularização dos produtos e subprodutos de origem animal e vegetal. Esse trabalho é considerado essencial e continua sendo realizado mesmo durante a pandemia da Covid 19. É uma forma de garantir alimentos inócuos e de qualidade no consumidor paraense. 

As ações de combate à atividade clandestina são desenvolvidas não somente através do recebimento de denúncias, mas também oriundas de promotorias estaduais e municipais; órgãos de saúde estaduais e municipais; entidades de defesa do consumidor; órgãos ambientais e polícia civil, militar e federal. Na maioria dos casos, as instituições atuam em parceria com a Adepará. 

As penalidades aplicadas são aplicação e auto de infração, apreensão e destruição de diversos tipos de produtos, desde matéria prima até produtos fabricados, todos de que estão na atividade clandestina

A Agência de Defesa tem se comprometido em alinhar suas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e garantir a segurança alimentar e a melhoria da nutrição, por meio da promoção de uma agricultura sustentável, conforme estabelece o ODS 2.