Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PANDEMIA

Semas prioriza licenciamento para produção e transporte de oxigênio no Pará

Secretaria, nos últimos dias, concedeu licenças que aumentam a capacidade de produção e de transporte de empresas instaladas no Estado

Por Anna Paula Mello (SEMAS)
03/02/2021 10h42

A emissão de autorizações para produção e transporte de oxigênio é, no momento, a prioridade máxima da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas). A produção busca garantir o abastecimento de oxigênio da rede hospitalar do Estado, como parte da estratégia do Governo do Pará de combate à pandemia de Covid-19. Na segunda-feira (1), a Semas anunciou que, nos últimos dias, concedeu licenças que aumentaram a capacidade de produção e de transporte de oxigênio de empresas instaladas no Estado.

“A Semas tem dado total prioridade para licenciar a produção e transporte de oxigênio, para suprir a demanda do Estado. O combate à pandemia envolve diferentes setores em uma cadeia complexa de ações e medidas. Entre elas, o licenciamento ambiental de atividades de produção, ampliação da produção e de transporte de oxigênio. É a prioridade número um das equipes da Semas, hoje. É o caso desta Licença de Instalação concedida para a White Martins e a Licença de Operação emitida para a JB Transporte”, afirmou o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos.

No último dia 26, a Secretaria emitiu em favor da empresa White Martins Gases Industriais do Nordeste a Licença de Instalação (LI) de uma torre de resfriamento de água para sua fábrica localizada no município de Ourilândia do Norte, Sudeste do Estado. A autorização garante a ampliação da operação da empresa para atender à demanda do Covid-19, tipo de demanda que a Secretaria prioriza no momento. A torre de resfriamento poderá produzir diversos gases industriais, mas, no momento, será usada para produzir exclusivamente o oxigênio, usado para tratamento de pacientes com a doença.

A outra autorização emitida pela Semas no dia 26, como medida emergencial para combate à pandemia de Covid-19, foi a Licença de Operação (LO) que libera o transporte de cargas perigosas dentro do Estado para a empresa JB Transporte de Cargas LTDA. Com esta concessão, a empresa poderá conduzir oxigênio comprimido e líquido, além de substâncias como hidrogênio comprimido, acetileno dissolvido, nitrogênio líquido, argônio líquido e dióxido de carbono.

“Neste momento tão difícil para toda a sociedade, é hora de todos nós juntarmos forças para colaborar com a luta contra a Covid-19. E é isto o que a Semas tem feito, dentro das atribuições que competem a esta Secretaria”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’de Almeida.