Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTE E LOGÍSTICA

Governo apresenta à Anac ações estratégicas para o desenvolvimento da aviação estadual

Estado busca investimentos para os aeródromos no Pará, considerando melhorias ao atendimento à infraestrutura, logística, saúde e turismo

Por Kátia Aguiar (COHAB)
04/02/2021 10h34

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran) e Secretaria de Estado de Turismo (Setur), apresentará nesta quinta-feira (4) à Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) as ações estratégicas para o desenvolvimento da aviação estadual. 

As iniciativas serão defendidas pelo titular da Setran, Adler Silveira, em duas reuniões na Agência Nacional, em Brasília (DF). A primeira, às 10h, que ocorre com o superintendente de Regulação Aeroportuária, Giovano Palma, e tratará sobre a homologação e certificação de aeródromos regionais do Estado do Pará. Às 14h30, serão tratados os investimentos para os aeródromos regionais e a atualização do Plano Aeroviário Estadual e outorgas dos aeródromos regionais, com o secretário nacional de Aviação Civil, Saggioro Glanzmann.

Ao todo há 35 aeródromos cadastrados no Pará, seis federais, quatro estaduais, 19 municipais e seis não conveniados. 

Segundo Adler Silveira, a intenção é buscar investimentos para os aeródromos levando-se em consideração o atendimento à infraestrutura, logística, saúde e turismo, “e assim garantir que os equipamentos possam receber melhorias desde a ampliação da capacidade de operação, reforma e ampliação das áreas de embarque e desembarque, garantindo maior segurança e tranquilidade para os usuários do modal aeroviário no Pará”, destacou o secretário.

Nos últimos dois anos o Governo do Estado garantiu recursos  superiores a R$ 33 milhões para investimentos em dois aeródromos, o de Salinópolis, no nordeste paraense, e o de São Félix do Xingu, na região sudeste. A estrutura de Salinóplis recebe obras de requalificação da pista de pouso, e deve ser entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano.

O aeródromo de São Félix do Xingu, por exemplo, também ganhou ampliação da pista de pouso, com a obra concluída no final de 2020. Ainda estão em contratação as obras de requalificação da pista de pouso do aeródromo de Soure, na Ilha do Marajó.