Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Profissionais da Emater recebem capacitação sobre análise de solos na Embrapa

A iniciativa integra a cooperação técnica entre as duas instituições e visa a beneficiar os produtores rurais

Por Etiene Andrade (EMATER)
05/02/2021 12h15

Capacitação da equipe da Emater no laboratório de solos da Embrapa Amazônia Oriental compreende as análises químicas e físicas Três engenheiros agrônomos e um químico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) participam de uma capacitação no laboratório de solos da Embrapa Amazônia Oriental para realizar a análise de solos (Química e Física) e, também, para executar de forma eficaz outros processos, da recepção das amostras à apresentação de resultados e direcionamentos de soluções em benefício aos produtores rurais, assistidos pela Emater. A capacitação é mais uma das ações que envolvem a cooperação técnica existente entre as duas instituições.

De acordo com engenheiro químico, Orivan Teixeira, coordenador de Laboratório de Solo e de Plantas da Embrapa, a demanda pela capacitação surgiu a partir de uma necessidade da Emater de estruturar o Laboratório de Solos do Centro de Treinamento Agroecológico, Inovação Tecnológica e Pesquisa Aplicada do Nordeste Paraense (UDB) em Bragança.

"Fomos procurados pela Emater no intuito de colaborar para a instalação e adequação do Laboratório de Solos que a Emater possui na UDB  em Bragança, a fim de que esse laboratório possa atuar junto aos produtores rurais e associações  realizando as análises de solo desse segmento.”, informa o engenheiro.

Segundo Orivan Teixeira, a capacitação abrange três etapas, que consistem na secretaria de laboratório, a parte analítica e a emissão de resultados.

“A secretaria de laboratório envolve a recepção, identificação de materiais e construção de planilhas.  A etapa analítica é a parte de laboratório basicamente, onde estamos treinando os técnicos em análises químicas para a determinação da fertilidade do solo e, também, eles serão treinados para a realização de análise de física de solo (granulometria). De tal forma que ao final do treinamento, os técnicos possam elaborar essas análises físicas e químicas de solo em no laboratório de solos da Emater”, explicou o engenheiro químico, da Embrapa.

A partir dessas análises, os técnicos terão em mãos elementos para construir um resultado e a partir desse resultado fazer as recomendações de calagem e adubação de acordo com cada solo e cultura a ser produzida.

Para o engenheiro agrônomo da Emater, Valdeides Lima, é uma oportunidade de melhorar a assistência dada aos pequenos produtores da região e trazer também uma inovação no atendimento dado aos agricultores.

“Atualmente não é uma prática da agricultura familiar trabalhar com esse tipo de análise. As recomendações com base nas análises de solo são muito mais precisas do que aquelas que a gente faz com a média de fertilidade. Se você tem a análise de solo de uma  área a ser trabalhada, pode recomendar uma quantidade de fato necessária de adubo para suprir a demanda da cultura que o agricultor pode trabalhar”,  ressaltou o engenheiro Valdeides Lima, que também reforça as vantagens para o produtor.

“Essa ferramenta colabora ambientalmente, porque a gente poderá fazer recomendações de adubação e culturas a serem implantadas com mais segurança, evitando o uso excessivo de adubo. E na parte física, se a gente tem conhecimento da granulometria daquele solo, podemos, também, fazer recomendações de quais as culturas mais apropriadas para aquele tipo de solo. São vários ganhos, econômicos, ambientais não só para o produtor, mas para o Estado”, informou o engenheiro da Emater, Valdeides Lima.

Eng. agrônomos e químicos, da Emater, participam do treinamento ministrado pelo engenheiro químico, Orivan Teixeira, da Embrapa A capacitação acontece até a próxima semana no Laboratório de Solo da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém. A expectativa é de que as técnicas assimiladas possam ser usadas, em breve, no laboratório da Emater, beneficiando técnicos e produtores.

"Esse treinamento é um grande passo para darmos início ao funcionamento de nosso laboratório, pois a análise de solos é uma ferramenta para os nossos técnicos no auxílio ao produtor rural para o aumento da produtividade na exploração agrícola ou florestal. Isso tudo pode ocorrer através da avaliação de parâmetros como fertilidade e acidez pra saber o nível nutricional do solo”, argumentou o químico, Jorge Dias, técnico em planejamento da Emater.

A expectativa é que o Laboratório de Solos da Emater, na UDB em Bragança, entre em funcionamento até abril deste ano, beneficiando pequenos e médios produtores rurais de todo o Estado e se torne uma referência para análises de solos para a região Norte.