Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CORONAVÍRUS

Em menos de um mês, Estado transfere 129 pacientes com Covid-19 na região Oeste

Governo também providenciou insumos, como 500 cilindros de oxigênio, e aumentou o número de leitos clínicos e de UTI

Por Laís Menezes (PC)
08/02/2021 11h24

Para conter o avanço da Covid-19 em 15 municípios da região Oeste, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), já realizou 129 transferências de pacientes entre os dias 18 de janeiro e 7 de fevereiro. Além disso, providenciou insumos, como 500 cilindros de oxigênio, e aumentou o número de leitos clínicos e de UTI.

Desse total de remoções realizadas exclusivamente pela Central de Regulação da Sespa, 115 ocorreram por via aérea e 14 por via fluvial, de municípios do extremo Oeste para os hospitais regionais de Santarém, Itaituba e Juruti.

A Sespa mantém a articulação constante com as secretarias municipais de Saúde, orientando e auxiliando sobre como continuar agindo para conter a crise provocada pela segunda onda de contágio pelo novo coronavírus. As medidas tomadas e as transferências realizadas pelo governo estadual são estratégias para evitar um colapso no sistema de saúde dos municípios mais próximos ao Amazonas.

Segundo o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, vem sendo garantida rápida assistência a pacientes mais graves, que são removidos de acordo com as possibilidades climáticas da região. “O governo do Estado, por meio da Sespa, continua fazendo o monitoramento diário da região, levando suporte aos municípios e atendendo à necessidade de insumos e de remoções, até que a situação se estabilize”, informa o titular da Sespa.

Barco Hospital – Ainda na região, prosseguem os atendimentos a casos leves e moderados de Covid-19 no Barco Hospital Papa Francisco, que já realizou mais de 2 mil atendimentos. A unidade já percorreu comunidades ribeirinhas dos municípios de Faro, Óbidos e Oriximiná. 

“Essa é mais uma frente de trabalho no combate ao novo coronavírus, que permite dar atendimento ainda nos primeiros sintomas da doença, diminuindo complicações e agravamentos nos casos do Baixo Amazonas”, reforça o secretário.

Leitos – Nesta segunda onda de contágio da Covid-19 no oeste do Pará, o governo do Estado abriu mais de 150 leitos, entre UTI e clínicos, nos Hospitais Regionais de Santarém (95), Itaituba (129) e 9 de Abril (25), em Juruti. Por conta da alta demanda, neste domingo (7), o Hospital Regional do Baixo Amazonas abriu mais 24 leitos clínicos exclusivos para Covid. Esses leitos serão temporários e funcionarão até que o Hospital de Campanha de Santarém, que deve ser entregue nos próximos dias, funcione em sua totalidade.

Por conta disso, a Sespa continua assegurando o serviço de transporte aeromédico com dois aviões e dois helicópteros. A reativação do Hospital de Campanha em Santarém ocorre por meio de parceria com a Prefeitura local. A medida deve desafogar a procura por leitos clínicos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Hospital Regional do Baixo Amazonas, contribuindo para estabilizar o sistema de saúde da região.

Desde 1º de fevereiro, a região Oeste do Pará está em lockdown, em cumprimento ao Decreto Estadual 800/2020, que alterou o bandeiramento de vermelho para preto, indicando zona de contaminação aguda, com medidas ainda mais restritivas.

*Texto: Melina Marcelino (Ascom Sespa).