Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FISCALIZAÇÃO

Arcon integra operação conjunta para coibir o transporte clandestino no Estado

Ação ocorreu entre os dias 4 e 6, em parceria com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT)

Por Cybele Puget (ARCON)
08/02/2021 11h41

A Agência de Regulação e Controle e Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) realizou uma operação integrada, em parceria com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), entre os dias 4 e 6 fevereiro, com o objetivo de coibir a circulação de  transporte clandestino nas viagens intermunicipais e interestaduais. A fiscalização atuou de forma sigilosa nas estradas dos municípios de Benevides, Santa Izabel, Vigia, Santo Antônio do Tauá, Apeú (Castanhal), Capanema, Ananindeua e distrito de Mosqueiro.

Durante a operação, a fiscalização aborda veículos que fazem a prestação do serviço de transporte público intermunicipal e interestadual. Foram observadas as condições dos carros, a documentação, lotação, cumprimento de horários das viagens, a garantia da gratuidade e o cumprimento do protocolo de segurança por conta da Covid-19, conforme o decreto nº 800/2020 do governo do Estado. Nos dois de operação, a equipe da Arcon abordou 159 veículos e aplicou 62 autos de infrações.

O diretor de Fiscalização da Arcon, Ivan Bernaldo ressalta a importância da realização destas operações integradas com os órgãos parceiros. “O foco da parceria na fiscalização é garantir a qualidade dos serviços prestados aos usuários nas viagens, observando a regulamentação do transporte coletivo, para garantir maior segurança e preservar a saúde dos usuários”, comenta Ivan.

Os fiscais também conferem se o veículo possui cadastro junto aos órgãos competentes para realizar as viagens. O supervisor da ANTT, Hilton Soares, revela que alguns veículos cadastrados para o turismo estavam ofertando viagens regulares para os estados do Sul do País. “Esta situação identificada é ilegal, pois somente as empresas que possuem o Termo de Autorização de Serviço Regular (TAR) junto a ANTT podem fazer viagens interestaduais de forma regular. Os veículos que foram abordados nesta situação foram apreendidos e autuados", explica Hilton.

Serviço:

O usuário pode formalizar denúncias de irregularidades nas viagens intermunicipais para a Ouvidoria da Arcon pelo 08000911717 ou no e-mail ouvidoria@arcon.pa.gov.br. Nas viagens interestaduais, as denúncias podem ser feitas para a Ouvidoria da ANTT: (061) 9688-4306, ou pelo número 166.