Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA

Governo do Pará e Prefeitura celebram convênio para a limpeza pública de Ananindeua

Ação vai auxiliar no combate aos alagamentos e prevenção de doenças, sobretudo com a chegada das chuvas

Por Leonardo Nunes (SECOM)
08/02/2021 12h18

Convênio marcou o lançamento do Programa “Cidade Limpa”O governador do Pará, Helder Barbalho, e a Prefeitura de Ananindeua firmaram, na manhã desta segunda-feira (8), um convênio para melhoria da limpeza pública do município. O convênio marcou o lançamento do Programa “Cidade Limpa”. Com a medida, o Estado vai repassar R$ 6 milhões para limpeza de logradouros públicos, tais como, roçagem, capinação, limpeza de canteiros e pintura de postes e calçadas. O convênio foi assinado na Câmara Municipal.

Após a assinatura, o governador Helder Barbalho e o prefeito Dr. Daniel Santos visitaram vias do município e acompanharam o trabalho de limpeza que já foi iniciado. Ao todo, 200 novos funcionários foram contratados pelo Programa “Cidade Limpa”.

O governador Helder Barbalho ressaltou a importância da ação integrada entre Estado e Município, principalmente, com a chegada do período de chuvas intensas no Pará. “Objetivo é de apoiarmos o município na limpeza urbana. Certamente, este convênio vai garantir um choque de limpeza e orientação para as pessoas terem a certeza que a cidade está sendo organizada. Que também seja estabelecido um novo patamar em que a cultura de limpeza esteja na responsabilidade de cada um de nós”, avaliou.

Estado vai repassar R$ 6 milhões para limpeza de logradouros públicos da cidade, como, roçagem e capinação, por exemploO chefe do Poder Executivo Estadual também destacou a importância do poder público avançar no enfrentamento dos desafios urbanos, principalmente, na destinação de resíduos sólidos. “Desafios fazem que a organização pública tenha que se planejar para manter a cidade limpa. Este convênio de hoje também colabora na solução da limpeza e permite à prefeitura uma reserva financeira para avançar em outros desafios”, ponderou.

Ao final, o governador Helder Barbalho citou algumas intervenções do Estado que estão em andamento em Ananindeua como, por exemplo, a construção de um hospital público infantil, a conclusão das obras do estádio municipal, pavimentação de vias públicas, além das intervenções de infraestrutura do BRT que estão andamento.

“Também temos a Usina da Paz prevista para este semestre e avanços na regularização fundiária que é um tema importante na vida das pessoas. Estamos com várias parcerias em andamento para fazermos uma Ananindeua cada vez melhor”, completou o governador.

Helder Barbalho e o prefeito Daniel Santos visitaram ruas e acompanharam o trabalho de limpeza que já foi iniciadoA moradora do município, Maria de Belém, aprovou o início da limpeza urbana. “Agora tá uma cidade, agora estou vendo limpeza aqui. Eu confio no trabalho que está sendo feito”, comentou. 

Já o prefeito Dr. Daniel Santos destacou que a Prefeitura está empenhada em superar obstáculos burocráticos para viabilizar a realização de convênios com o Estado. “Para melhorarmos, precisamos de parcerias. Quero parceria com o governo do Estado e que essa parceria gere frutos para população. Vivemos em um município muito grande e com muitos desafios. Sem a parceria do Governo é muito difícil. Nosso município precisa ser cuidado e limpeza é fundamental para isso”, ponderou.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), Ruy Cabral, ressaltou a importância do convênio para Ananindeua avançar em gargalos históricos. “Convênio com objetivo único: qualidade e vida para população. Esperamos assinar em breve outros convênios em obras pra o município”, ponderou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Rui Begot, destacou a importância da integração institucional entre os poderes para desenvolvimento de ações que beneficiam a população. “É de suma importância a forma que o governo do Estado está apoiando a gestão municipal. Hoje, assinamos mais um importante convênio para limpeza de nossa cidade. Teremos com isso a oportunidade de colocarmos mais homens trabalhando nas  ruas e cuidando de nossa cidade”, ponderou.