Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E SEGURANÇA ALIMENTAR

Emater capacita cooperativa de Paragominas sobre segurança na manipulação de alimentos

O conteúdo do curso envolve desde orientações sobre composição e processamento de alimentos às boas práticas de manipulação, fabricação e conservação

Por Etiene Andrade (EMATER)
08/02/2021 14h14

Em Paragominas, Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais do Uraim e Condomínio Rural de Paragominas tem apoio da EmaterAtuando desde 2011, em Paragominas, a Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais do Uraim e Condomínio Rural de Paragominas (Cooperuraim) tem 38  associados e desde, o ano de 2012, fornece diversos alimentos para a merenda escolar, por meio do  Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Para ficar apta para atender o PNAE, a Cooperuraim contou desde o início com o apoio técnico e assessoria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Pará (Emater) no município, recordou o presidente da Cooperuraim, Fabiano Rocha.

"Nós recebemos apoio da Emater na emissão de Declaração de Aptidão ao Prona (DAP), com a  vistoria e levantamento produtivo dos cooperados, e através capacitação e auxílio na nossa feira dos cooperados”, afirmou Fabiano Rocha.

Além de frutas e verduras, que são fornecidas in natura para as escolas, atualmente a cooperativa fornece 15 toneladas por ano de polpas de abacaxi, acerola, goiaba e maracujá. Para garantir a qualidade  dos produtos e a manutenção do fornecimento para o programa, a Cooperuraim contou, recentemente, com o apoio da Emater na realização de um curso de boas práticas de manipulação de alimentos.

De acordo com a tecnóloga de Alimentos do escritório local da Emater em Paragominas, Michele Santos, que realizou a capacitação, entre as informações repassadas aos cooperados que trabalham na produção de polpas estão orientações sobre composição e processamento de alimentos, boas práticas de manipulação e fabricação, controle de matérias-primas e contaminação e métodos básicos de conservação dos alimentos. O conteúdo atende as exigências de sanidade e o atendimento da legislação.

“O curso demonstra aos produtores a importância de conhecer a composição dos alimentos para mantê-los em seu melhor estado para o consumo ou transformando-os em produtos de melhor aceitação ou com maior durabilidade, assim como repassa aos agricultores as exigências legais para que uma agroindústria possa atuar no mercado institucional”, explicou a tecnóloga .

Para o presidente da Cooperuraim, Fabiano  Rocha, os benefícios da capacitação vão além dos obtidos com o cumprimento às exigências legais.

“O curso é de extrema importância, não só por ser de exigência dos órgãos fiscalizadores, mais para que o produto tenha qualidade, segurança alimentar, padronização etc”, disse o presidente da cooperativa.

A capacitação é uma exigência legal para liberação do selo de inspeção sendo realizada anualmente para renovação do produto artesanal.