Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS

Sejudh reativa Coordenadoria de prevenção às Drogas em Ananindeua

Por Gerlando Klinger (SEJU)
08/02/2021 15h33

Depois de mais de um ano desativado para reforma, o prédio da Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos de Consumo de Drogas, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Pará, foi reaberto à população nesta segunda-feira (8), em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. 

O evento contou com a participação do Governador do Estado, Helder Barbalho; do Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Alberto Teixeira; do Prefeito de Ananindeua, Dr Daniel Santos, além de vereadores do munícipio e de deputados. 

A Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos de Consumo de Drogas (Cenpren), que integra a estrutura da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) desde 2007, tem por missão a execução da política estadual de atividades voltadas à prevenção e redução de danos do consumo de álcool e outras drogas. Compete ao Cenpren o planejamento e a execução políticas públicas voltadas à educação, fomento de campanhas estaduais, capacitação de agentes multiplicadores, atendimento psicossocial, oficinas e atividades culturais, técnicas e esportivas.

De acordo com o titular da Sejudh, Alberto Teixeira, afirmou que “tão importante quanto a repressão, a importância é de igual forma quando se trata de prevenção e tratamento dos danos causados pelo consumo de drogas”, disse.

Participando do ato de reativação das atividades do Cenpren, o Governador Helder Barbalho, festejou a iniciativa da Sejudh. “Quero reafirmar o compromisso do Governo do Estado com as pessoas, com a vida, com a saúde. Desde o primeiro dia de governo, temos atuado de maneira muito firme e com inteligência no combate ao tráfico e com ações de prevenção e ostensividade no combate às drogas”, declarou.

“Precisamos fortalecer as políticas públicas de resgate das pessoas e ofertar uma rede de proteção que permita uma ressocialização, para que haja o convívio com a sociedade, com o seio familiar, com o tratamento e que as pessoas, com condição de saúde, possam se restabelecer”, destacou Helder Barbalho falando sobre os processos de redução de danos causados pelo uso excessivo de entorpecentes. 

Por fim, o governador falou das ações que o Estado pode desenvolver para garantir uma ampla recuperação aos dependentes químicos. “Nós devemos atuar com educação para que as pessoas não sigam esse caminho e que nós sejamos capaz de oferecer tratamento adequado a quem precisa. Nós temos que nos dar as mão, aí não é uma responsabilidade exclusiva do estado, mas de toda uma sociedade, certamente o trabalho será reativo e mais exitoso”, finalizou.

O Prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, falou da importância da reativação das atividades do Cenpren em Ananindeua. “A Sejudh só tem a contribuir com a população de Ananindeua, com a volta das atividades do Cenpren, além de colocar a Prefeitura Municipal como parceira”, colocou. 

Caberá a Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos de Consumo de Drogas propor, coordenar e executar políticas públicas e atividades de prevenção, tratamento e redução de danos aos dependentes químicos no Estado do Pará e, por fim, sistematizar, ampliar e difundir conhecimento, para efeito de prevenção, controle e tratamento adequado.

As ações do Cenpren em Ananindeua estavam suspensas desde 2020, quando foram paralisadas para a reforma. Na reativação das atividades, também foi implementada as atividades da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) que passará a atender também a cidade de Ananindeua.

As melhorias prediais no prédio do Cenpren contaram com o aporte financeiro de R$ 200 mil reais em emenda parlamentar destinados à Sejudh, pelo Deputado Estadual Fábio Freitas, que incentiva ações de combate às drogas e redução de danos no Estado do Pará.