Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
IRREGULAR

Adepará suspende funcionamento de indústria de polpa de frutas em Tomé-açu

Sete estabelecimentos foram fiscalizados durante operação iniciada na última semana

Por Aycha Nunes (ADEPARÁ)
09/02/2021 11h48

A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) interditou uma das sete indústrias de polpa de frutas situadas no município de Tomé-açu, no nordeste paraense. Os estabelecimentos cadastrados foram inspecionadas pela equipe da Adepará, durante operação de fiscalização iniciada na última semana.

Na indústria interditada, os fiscais encontraram irregularidades como: falta de higiene na área de produção do alimento, manipuladores sem uniforme, funcionários sem equipamentos de proteção individual (EPI) e ausência de registro atualizado.

“A fiscalização da Adepará é feita de forma rotineira e quando surge algum tipo de denúncia, como foi o caso da região”, revela Wilson Saraiva, responsável pela Gerência de Produtos Artesanais de Origem Vegetal (Gpaov) da Agência, responsável pela coordenação, execução, fiscalização e emissão dos registros desses estabelecimentos.

Além da inspeção em Tomé-Açu, a equipe da Adepará realizou fiscalizações de rotina nos estabelecimentos com registro artesanal vegetal na cidade de Tailândia, onde não foram encontradas irregularidades, e fiscalização móvel na PA-451. 

“A fiscalização móvel tem o objetivo de coibir o trânsito e a venda de produtos clandestinos, ou seja, sem a origem definida e sem o selo de inspeção da Adepará no rótulo do alimento”, explica Wilson Saraiva.

Segurança

O registro na Adepará significa segurança para o consumidor e para o produtor, que poderá vender seu produto por todo o Estado. Para adquirir o registro e o selo da Agência, é preciso que os estabelecimentos sigam os critérios para a fabricação em relação às condições higiênico-sanitárias e garantir que o produto final esteja dentro dos padrões de identidade e qualidade, mantendo as características sensoriais e nutricionais do vegetal.

Para realizar o cadastro, o produtor deve entrar em contato com a unidade Adepará localizada no mesmo munícipio que a agroindústria. Os endereços e telefones de contato estão disponíveis no site.