Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Programas de Defesa Agropecuária vão ganhar reforço na região do Xingu

Diretores do órgão e vereadores de Anapu estiveram reunidos e debateram a assinatura de um termo de cooperação técnica

Por Aycha Nunes (ADEPARÁ)
10/02/2021 08h36

Os programas de defesa e inspeção dos produtos de origem animal e vegetal desenvolvidos pela Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), no município de Anapu, na região do Xingu, foram pauta da reunião entre diretores do órgão e um grupo de vereadores da cidade. O encontro ocorreu na tarde de terça-feira (9), na sede da Adepará, em Belém. Um dos resultados do encontro será a assinatura do termo de cooperação técnica entre Estado e município, por meio da Adepará.

O documento oficializará a parceria entre o Governo e a Prefeitura, visando fortalecer o serviço de defesa sanitária na região. Também foi debatida a possibilidade de compartilhamento de espaço físico, apoio técnico e servidores e a realização de uma força-tarefa para o deslocamento de técnicos ao município, para reforçar a execução dos programas de apoio e atendimento aos produtores.

“É fundamental o amplo diálogo entre os órgãos estaduais e poderes legislativo e executivo municipal. Esta união possibilita a ampliação e fortalecimento do serviço de defesa agropecuária do Pará, contribui para o desenvolvimento do setor produtivo e gera mais emprego e renda no Estado”, definiu Jamir Macedo, diretor geral da Adepará.

Anapu possui o segundo maior rebanho bovino da região do Xingu e também se destaca na produção de cacau paraense, por esta razão o trabalho desempenhado pela Adepará é primordial para o desenvolvimento econômico e social da região. “A atividade agropecuária e extrativista alavancam o município, por isso essa proximidade com a Adepará é tão importante. Encerramos esta primeira reunião certos de que estamos no caminho para a realização de nossos sonhos”, declarou o vereador Ruselvel Araújo (Pereira).

A comissão recebida pelos diretores da Adepará foi formada pelos vereadores Pereira, Manoel Silva (Manelim), Lindinalva Carvalho, Amanda Ribeiro e Cristina Lima, que destacou a importância da presença da Agência na cidade e do reforço nos serviços. “Por termos uma crescente produção agropecuária, a demanda pelos serviços da Adepará aumenta diariamente, por isso o reforço que receberemos da Adepará é tão importante”, concluiu.

Também estiveram presentes na reunião o diretor de Defesa e Inspeção Animal da Adepará, Jefferson Oliveira; a diretora de Defesa e Inspeção Vegetal, Lucionila Pimentel; e o diretor administrativo e financeiro, Alex Hage.