Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Comunidade de Juruti Velho recebe atendimentos do Barco Papa Francisco, no Baixo Amazonas

Financiada pelo Estado, embarcação tem levado serviços médicos para pacientes com sintomas leves e moderados da Covid-19

Por Bruna Brabo Secom (SECOM)
10/02/2021 12h42

O Barco Hospital Papa Francisco encerra, nesta quarta-feira (10), o atendimento de saúde na comunidade do distrito de Juruti Velho, em Juruti, no Oeste do Pará. Financiada pelo Governo do Estado, a embarcação tem levado serviços médicos para pacientes com sintomas leves e moderados da Covid-19 na região.

O frei Joel Souza, coordenador da unidade de saúde itinerante, ressalta a importância das pessoas buscarem o atendimento precoce para que o quadro não agrave. "Estão sendo dois dias de grande fluxo de atendimento, dando oportunidade para as pessoas serem consultadas e também entrarem com a medicação, caso haja recomendação médica. Com bastante garra, vamos vencer essa doença", disse o coordenador.

Atendimentos – Ao todo, 128 pessoas foram atendidas e 932 procedimentos realizados em Juruti Velho, como aferimento de pressão (128), consultas de enfermagem (128), consultas clínicas (128), orientação farmacêutica (128), internações/dia (2), exames laboratoriais (272), eletrocardiograma (31), raio-x (21) e medicações entregues (94).

A embarcação chegou à região como estratégia de combate à pandemia nesta segunda onda de contágio. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), o navio continuará percorrendo os municípios por tempo indeterminado.

Pelos próximos dois dias, o Barco Hospital atenderá à população de Curuá. Nesta quinta-feira (11), o atendimento será na comunidade de Rio da Ilha e, na sexta-feira (12), em Santana.