Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Governo do Pará entrega modernização de Estação Comercial e 6 Km de asfalto em Capanema

Obras do Governo auxiliam na mobilidade e  fomento da economia local 

Por Leonardo Nunes (SECOM)
12/02/2021 15h22

O governador Helder Barbalho inaugurou duas importantes obras públicas para população e investidores de Capanema, município localizado na região Nordeste do Estado. A primeira foi a revitalização e ampliação da Estação Comercial Pública de Capanema, que fica no Centro, e a segunda foram seis quilômetros de via no bairro Nazaré.

A revitalização e ampliação da Estação Comercial Pública de Capanema, localizada no bairro Centro, conta com investimentos do Estado, por meio do convênio firmado com a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 579 mil. A obra vai garantir a complementação da área, com a construção de mais 16 boxes, voltados para a comercialização de produtos, banheiros públicos e uma praça central.

Já no bairro Nazaré foram realizadas obras de urbanização. As intervenções reúnem seis quilômetros de pavimentação asfáltica, drenagem superficial, além de sinalização horizontal e vertical. 

Anúncio de pavimento da PA-448 e obras da Policlínica

Além das entregas, o governador Helder Barbalho anunciou que, até o final deste semestre, iniciará a pavimentação asfáltica da PA-448 no trecho entre Tauari e Mirasselva que compreende aproximadamente 28 quilômetros. Já para o segundo semestre, o governador anunciou a inauguração da Policlínica Estadual para atender a região. 

“Hoje estamos entregando mais estas importantes obras em Capanema. Vamos continuar trabalhando e avançando com a agenda de benefícios para melhorar a vida da população. Vamos continuar trabalhando cada vez mais podendo anunciar a inauguração, já neste segundo semestre, da Policlínica para Região do Caetés como também o início da pavimentação da estrada Tauari e Mirasselva”, anunciou.

O prefeito Chico Neto destacou a importância da parceria institucional entre município e Governo do Pará para avançar em desafios históricos do município e região. O chefe do Poder Executivo Municipal afirmou que os avanços em infraestrutura auxiliam na atração de investimentos e geração de empregos. “Importante para melhorar as condições e vida da população”, pondera.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), Ruy Cabral, reforçou o impacto socioeconômico das obras em pena pandemia. “Além das obras e investimentos, também temos os benefícios da geração de empregos, rendas com pessoas que estão trabalhando nestas obras. 

Investimentos que impactam na rotina da população 

A moradora do bairro Nazaré, Francileia Chaves, explica que a urbanização do bairro impactou diretamente na rotina dos moradores. “Era muito abandonado. Só lama na época do inverno e poeira no verão. Graças a Deus agora tudo mudou. Agora as crianças brincam, os vizinhos ficam nas portas de casa. Éramos vizinhos que não se viam”, relata. 

Francileia Chaves - moradora do conjunto beneficiado com o asfalto

O morador e comerciante do bairro Nazaré, Francisco Adinaldo também relatou as dificuldades antes da urbanização. “Era muita lama, buraco, quebrava carro e tínhamos dificuldades em receber mercadorias no comércio.  Era um sofrimento. Agora a realidade é outra. Fizeram um trabalho de qualidade com acostamento e tudo. É uma satisfação muito grande. Melhorou até o movimento no comércio”, disse.

Francisco Adinaldo - morador

Já a comerciante que atua na Estação Comercial Pública, Dyone Rosa, explica que a modernização do espaço impactou diretamente na maior presença de clientes, aumento das vendas e contratação de novos funcionários. “Convivo aqui no comércio há muito tempo e foi uma mudança radical, para melhor, claro”, exclamou. 

Asfalto Por Todo o Pará

O Programa Asfalto Por Todo o Pará já está sendo executado em mais de 65 municípios paraenses. Em 2021, será iniciada uma segunda etapa do Programa, com a expansão de mais 500 quilômetros a serem distribuídos pelos municípios paraenses. Ao todo, serão mais de 1.000 km oferecidos nas duas etapas do programa.