Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CORONAVÍRUS

Governo já transferiu 171 pacientes com Covid-19 na região Oeste

Do total, 157 ocorreram por via aérea e 14 por via fluvial, todas realizadas pela Central de Regulação da Sespa

Por Mozart Lira (SESPA)
15/02/2021 11h28

Com o objetivo de conter o avanço da Covid-19 em 15 municípios da região Oeste, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), já realizou 171 transferências de pacientes entre os dias 18 de janeiro e 14 de fevereiro. Além disso, providenciou insumos, como 500 cilindros de oxigênio e 287.751 equipamentos de proteção individual (EPIs), e abriu, de dezembro até o momento, 250 leitos (146 de UTI e 104 clínicos) para atender exclusivamente pacientes de Covid de toda a região.

Desse total de remoções, 157 ocorreram por via aérea e 14 por via fluvial. Todas foram realizadas exclusivamente pela Central de Regulação da Sespa e partiram de municípios do extremo Oeste, como Faro, Terra Santa, Oriximiná e Aveiro para o Hospital 9 de Abril, em Juruti, e para os hospitais públicos regionais do Baixo Amazonas, em Santarém, e do Tapajós, em Itaituba.

De forma simultânea às transferências, a Sespa mantém a articulação constante com as secretarias municipais de Saúde, orientando e auxiliando sobre como continuar agindo para conter a crise provocada pela segunda onda de contágio pelo novo coronavírus. As medidas tomadas e as transferências realizadas pelo governo estadual são estratégias para evitar um colapso no sistema de saúde dos municípios mais próximos ao estado do Amazonas. 

Segundo o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, vem sendo garantida rápida assistência a pacientes mais graves, que são removidos de acordo com as possibilidades climáticas da região. “O governo do Estado, por meio da Sespa, continua fazendo o monitoramento diário da região, levando suporte aos municípios e atendendo à necessidade de insumos e de remoções, até que a situação se estabilize”, informa o titular da Sespa.

Barco Hospital – Ainda na região, prosseguem os atendimentos a casos leves e moderados de Covid-19 no Barco Hospital Papa Francisco, que já realizou mais de 4 mil atendimentos. Desde 1º de fevereiro, o barco já passou por cinco cidades, contabilizando 4.926 procedimentos, entre exames, consultas médicas e de enfermagem, além da entrega de medicamentos, beneficiando 1.432 pessoas. 

Na segunda etapa, que começa nesta segunda-feira, o Barco Hospital passará pelos municípios de Almeirim, Prainha, Monte Alegre e Alenquer. A unidade já percorreu comunidades ribeirinhas das cidades de Faro, Óbidos, Oriximiná, Terra Santa, Juruti e Curuá. “Essa é mais uma frente de trabalho no combate ao novo coronavírus, que permite dar atendimento ainda nos primeiros sintomas da doença, diminuindo complicações e agravamentos nos casos do Baixo Amazonas”, reforça o secretário.

Desde 1º de fevereiro, está vigorando na região Oeste do Pará o lockdown, em cumprimento ao decreto estadual 800/2020, que alterou o bandeiramento de vermelho para preto, indicando zona de contaminação aguda, com medidas ainda mais restritivas. A medida foi adotada devido ao alto número de internações de pessoas infectadas pelo novo coronavírus registrado na região.

Por conta disso, a Sespa continua assegurando o serviço de transporte aeromédico com dois aviões e dois helicópteros. Outra medida que beneficiará a população da região Oeste será a reativação do Hospital de Campanha de Santarém, que deve começar a funcionar na próxima semana, com mais 60 leitos exclusivos para Covid-19. A nova unidade é um convênio do Estado com a Prefeitura de Santarém, e está sendo montada na Escola Estadual Maria Uchoa Martins, localizada no bairro Floresta, a 800 metros do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). A medida deve desafogar a procura por leitos clínicos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Hospital Regional do Baixo Amazonas, contribuindo para estabilizar o sistema de saúde da região.