Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

PM vai implantar Supervisão Militar Educacional em Tailândia

O projeto, que integra o Programa de Ações Policiais Militares na Escola, foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores

Por Matheus Soares (PM)
15/02/2021 19h07

O Projeto Supervisão Militar Educacional (Sume), que será implantado pela Polícia Militar do Pará na Escola Municipal José Edvar Coelho Frota, no bairro Vila Macarrão, em Tailândia, na região Sudeste, foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores do município. O Projeto Sume está previsto no Programa de Ações Policiais Militares na Escola, do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC) da PM do Pará.

O tenente-coronel Leno Carmo, coordenador do Sume, apresentou o projeto na Câmara na última quinta-feira (11), para os parlamentares e representantes da comunidade escolar.

O Projeto Sume foi encaminhado à Câmara pela Prefeitura de Tailândia, tratando das mudanças que serão implantadas na escola, entre adaptações e reformas, estrutura pedagógica e administrativa, para receber a iniciativa, que tem como destaque a rotina de atividades com supervisores militares, que serão policiais da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar (6ª CIPM).

Os futuros supervisores passarão por treinamento específico para o trabalho com as crianças e adolescentes da unidade de ensino, de forma articulada entre as áreas de Segurança Pública e Educação, por meio de convênio entre a PM e a Prefeitura local.

O projeto de supervisão militar educacional já é realizado nos municípios de Marabá e Canaã dos Carajás, ambos no sudeste, e Belém, na Região Metropolitana. Além de Tailândia, as prefeituras de Tucuruí e Jacundá, na mesma região, já estão avançando nas tratativas para a adesão ao projeto, que deve se estender ainda para mais oito municípios, com previsão de efetivação no primeiro semestre de 2021.

Prevenção - Para o titular do Comando de Policiamento Regional IV (CPR IV), coronel Renato Dumont, a implantação do projeto nas escolas da região é uma importante ação de prevenção à violência e criminalidade, além de contribuir de forma significativa para a segurança de toda a comunidade.

Ainda de acordo com o coronel, o projeto representa também o cuidado com o futuro das crianças e jovens e, por extensão, de suas famílias, fazendo da escola um espaço seguro, e de todo o entorno um ambiente de convivência pacífica e de exercício responsável de cidadania.