Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AUTENTICIDADE

Imprensa Oficial faz a certificação digital do prefeito de Belém

O documento eletrônico garante segurança às transações realizadas via internet

Por Ailson Braga (IOE)
16/02/2021 20h25

Garantir maior segurança às transações financeiras via rede mundial de computadores é um dos principais objetivos da certificação digital oferecida pela Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa). Reforçando a parceria entre o governo do Estado e a prefeitura de Belém, o prefeito Edmilson Rodrigues já fez a sua certificação, assim como do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben). O procedimento foi realizado na manhã de segunda-feira (15), no gabinete do gestor da capital.Jorge Panzera, Edmilson Rodrigues e outros gestores municipais após a conclusão do serviço oferecido pela Imprensa Oficial

Thiago Campelo, coordenador da Autoridade de Registro (AR) - agência emissora de certificados digitais da Ioepa –, informou que foi feito o e-CPF do prefeito e o e-CNPJ do Promaben, o programa de saneamento municipal, a fim de contribuir para resolver os problemas socioambientais que afetam habitantes da área de influência da Bacia Hidrográfica da Estrada Nova. “Quero agradecer ao bom trabalho da Ioepa, à rapidez, à eficiência e à segurança que o certificado digital traz”, disse Edmilson Rodrigues.

Jorge Panzera, presidente da Imprensa Oficial, disse que a certificação digital do prefeito e do Promaben devem incentivar outros gestores e órgãos públicos municipais a fazer o mesmo na Ioepa. “A parceria com o prefeito de Belém quer estimular a procura pelos administradores municipais do serviço oferecido pela Ioepa, que é de qualidade e eficiência reconhecidas em nível estadual e nacional. Inclusive, o governador Helder Barbalho já fez seu e-CPF conosco, assim como muitos gestores do governo do Estado”, ressaltou Jorge Panzera.

O prefeito Edmilson Rodrigues destacou a rapidez do processo de certificação digitalSegurança e economia - A Ioepa é uma Autoridade de Registro ligada à Autoridade Certificadora (AC), à Imprensa Oficial de São Paulo e ao ICP Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).

O certificado digital é um documento eletrônico que contém dados sobre a pessoa ou empresa, para comprovação mútua de autenticidade. Funciona como uma “carteira de identidade eletrônica”, garantindo segurança às transações realizadas via internet, porque as partes envolvidas são obrigadas a apresentar, de forma mútua, suas credenciais, o que comprova a identidade de cada um.

O serviço é um compromisso social da Imprensa Oficial do Estado (www.ioepa.com.br) e garante o controle e a segurança de informações em diversos tipos de transações eletrônicas; acabando com a necessidade da presença física, evitando fraudes e falsificações de documentos, reduzindo custos com papel e simplificando a rotina de instituições que precisam de agilidade nos processos, além do total sigilo das informações eletrônicas.