Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Polícia Civil emite 770 carteiras de identidade aos afetados pelas chuvas em Ipixuna do Pará

Documentos eram entregues no mesmo dia, garantindo o direito à cidadania a todos os que perderam sua documentação por causa das chuvas

Por Roberta Meireles (SEGUP)
21/02/2021 20h26

No Centro Universitário, em Ipixuna do Pará, cidadãos que perderam seus documentos puderam emitir a 2ª via da Identidade, de imediatoEm cinco dias, 770 carteiras de Identidade foram emitidas pela Polícia Civil do Pará, durante força-tarefa do governo estadual, para atender pessoas afetadas pelas fortes chuvas que causaram estragos em Ipixuna do Pará, nordeste do estado.

A ação se iniciou na última quarta-feira (17) e finalizou na tarde deste domingo (21), em um posto de identificação instalado no Centro Universitário, garantindo o direito à cidadania para centenas de moradores que tiveram perdas parciais e totais durante os alagamentos e enxurrada ocorridos na última semana no município.

Para o diretor de Identificação, Jorge Almeida, o deslocamento imediato de uma equipe ao município se fez necessário para facilitar as emissões a todas as famílias que haviam perdido os documentos básicos e essenciais.

“Oferecer esses atendimentos a tantas pessoas que estavam enfrentando dificuldades nesses dias era um dos nossos objetivos. Conseguimos dar celeridade nos atendimentos e, após levantamento feito por outros órgãos, atender a demanda que o município necessitava”, afirmou.

Daise e um dos irmãos que perdeu os documentos durante as chuvas e emitiu e recebeu na hora a 2ª via da sua Carteira de Identidade Daise Moreira, 21 anos, mora com familiares e teve a casa atingida, porém conseguiu salvar os documentos; já os dois irmãos não puderam fazer o mesmo e aproveitaram a ação para emitir a segunda via da documentação.

“Tivemos nossa casa afetada pelo alagamento e meu irmãos acabaram perdendo os documentos, então aproveitamos a oportunidade para não ficarem sem o RG. Eles ficaram super animados por receberem no mesmo dia”, relatou a estudante.

GRATIDÃO

Antônio Ferreira aproveitou a ação para emitir a 2ª via da carteira de identidade após a sua casa ter sido afetada pelas chuvas e disse que o sentimento é de gratidão pelo auxílio recebido.

“Os últimos dias foram difíceis, pois precisei vir para o alojamento com a família e não sabia como iria fazer pra ter os documentos de volta e continuar a vida, pois sou autônomo. Só tenho a agradecer por nos ajudarem com essas ações”, disse, emocionado.

Na manhã deste domingo, último dia de atendimento, a papiloscopista Jully Castro fez uma visita ao alojamento para confirmar se todos os moradores que necessitavam do serviço haviam sido atendidos.

“Estar aqui nos gerou um sentimento de realização, por poder ajudar tantas pessoas, trazendo dignidade e esperança a eles. Concluímos o trabalho com todos os atendimentos realizados e documentos entregues. Na visita ao abrigo ouvi algumas pessoas e constatei que nosso dever estava cumprindo nesse primeiro momento”, pontuou a papiloscopista.

INTEGRAÇÃO

O trabalho em conjunto com outros órgãos estaduais garantiu celeridade na impressão e na entrega dos documentos de forma imediata. Todas as carteiras de identidade foram emitidas e entregues aos usuários durante a ação, possibilitando aos moradores pleitearem outros benefícios oferecidos pelo governo do estado.