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IPIXUNA DO PARÁ

Seaster garante documentação a vítimas da enxurrada para acelerar liberação de benefícios

Essa fase é fundamental para que as 427 famílias da área urbana e 223 da zona rural sejam cadastradas para a concessão do benefício social

Por Camila Santos (SEASTER)
21/02/2021 22h55

Vítimas da enxurrada no município de Ipixuna do Pará, 122 pessoas foram assistidas durante ação da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), que disponibilizou, durante três dias, encaminhamento com gratuidade para emissão de certidão de nascimento (1ª e 2ª vias) e certidão de óbito (2ª via). Desde a última sexta-feira, 20, o Centro Universitário do município sediou a ação social que integrou os serviços de vários órgãos estaduais para facilitar o acesso a novos documentos às famílias atingidas. 

Segundo o diretor de Renda, Cidadania e Combate à Pobreza da Seaster, Ricardo Ganzer, "a secretaria tem desempenhado um papel muito importante ao garantir o direito ao registro civil. Através da busca ativa e da identificação de famílias, o governo do Estado tem atuado no combate ao sub-registro e permitido o acesso à gratuidade na emissão de certidão, seja através de ações do TerPaz ou em ações pontuais, em casos de calamidade pública, como em Ipixuna do Pará". 

Durante o final de semana, quem esteve no Centro Universitário também teve acesso à carteira de identidade, CPF, orientação jurídica e foto 3x4. 

ASSISTÊNCIA

Com a emissão de documentos às famílias, o Governo do Pará acelera o cadastro das vítimas em benefícios assistenciais. Equipes da Seaster se reuniram com a Prefeitura e a Secretaria de Assistência do município, para assessorar e dar celeridade ao processo de concessão do benefício eventual. 

O levantamento feito pela Secretaria de Assistência do município aponta que 427 famílias da área rural e 223 famílias da zona urbana tiveram perdas parciais; 33 famílias tiveram perda total.

Segundo Sérgio Costa, gerente de benefícios assistenciais da Seaster, um relatório social com todo o detalhamento das famílias será enviado à Seaster para dar início ao processo de pagamento do benefício. "A secretaria de Assistência Social do município nos envia um diagnóstico com todo o detalhamento, caso a caso, anexa a cópia dos documentos de cada um, junto ao laudo da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Assim que o ofício chega, a nossa gerência já encaminha para o início do processo de concessão e pagamento", explica. 

O secretário Inocencio Gasparim, titular da Seaster, reforça que as equipes tem atuado com rapidez, a fim de acelerar os trâmites e, consequentemente, o retorno positivo às famílias. "Além do suporte através do assessoramento e da emissão de novos documentos, a assistência estadual também fica responsável pelo benefício que é concedido em casos de calamidade pública e situações de vulnerabilidade. Este benefício consiste em um salário mínimo pago por três meses a famílias que tiveram perda total e a cota de um salário mínimo para quem teve perda parcial. Nós permanecemos empenhados para que todas essas pessoas tenham o total apoio do Estado nesse momento de retomada e recomeço", enfatizou.