Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Prêmio de Arte e Cultura segue com apresentações virtuais até março

Edital, que concedeu benefício de R$ 5 mil para cerca de 60 propostas inéditas, foi uma das iniciativas do Governo do Pará voltadas para o setor

Por Bruna Brabo Secom (SECOM)
22/02/2021 10h28

Com o isolamento e distanciamento social, medida recomendada para impedir a propagação do novo coronavírus, mudanças tiveram que ser feitas no setor cultural. As lives de artistas nas redes sociais mantiveram o contato do público com os artistas. Aliado a isto, o Governo do Pará lançou iniciativas para incentivar e valorizar a produção artística e cultural paraense.

Um deles foi o edital “Prêmio Rede Virtual de Arte e Cultura”, da Fundação Cultural do Pará, que contempla mais de 60 propostas inéditas, com benefícios de R$ 5 mil. Os eixos artísticos e culturais que norteiam o edital são Criação, Difusão, Formação e Memória. Os conteúdos devem trazer experiências em Artes Literárias, Música, Teatro, Circo, Dança, Artes Visuais, Audiovisual, Moda, Design, Museologia, Expressões Culturais Populares e/ou Cultura Alimentar.

Os artistas aprovados seguem se apresentando em suas redes até o fim do mês de março. O prêmio é promovido pela Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio da Diretoria de Artes (DART), responsável pela criação e desenvolvimento do edital.

Para o presidente da FCP, Guilherme Relvas, é importante fomentar a produção artística e cultural paraense, através de novas linguagens e a transversalidade das artes nesse período de pandemia da Covid-19.

“Estamos muito satisfeitos em poder acompanhar os frutos deste edital, que teve como norte não apenas o fomento da cultura paraense em um momento tão delicado como a pandemia do novo coronavírus, mas também a democratização das ferramentas que o poder público tem para descentralizar o alcance e atender a mais fazedores e fazedoras de cultura. Prova disso é a maneira como a premiação foi espalhada por vários municípios do Estado, atendendo às diretrizes de interiorização do governo", ressaltou Guilherme.

O “Rede Virtual” teve quase 300 projetos inscritos. Os artistas passaram por uma criteriosa seleção dos projetos, com um júri especializado, constituído por artistas e especialistas com qualificação nas múltiplas linguagens concorrentes do edital, que analisaram e selecionaram os candidatos premiados, da seguinte forma: 40% dos prêmios destinados à região de integração Guajará e 60% para as demais regiões, conforme prevê o edital.

Veja a programação (22 a 25/02)

22/02

10h - Colagem & Experimentação visual, por Victoria Sampaio. Videoaulas pelo Facebook

23/02 

10h - Um olhar sobre a fotografia na Amazônia Internacional, por Adan Costa. Videoaulas pelo canal: https://youtube.com/c/adancosta

20h - Oficina de adereços de resplendores de boi bumbá com mestre João do Boi Travesso. Videoaula pela página: facebook.com/joao.quadros.10004

24/02

20h - Mediação de Leitura com Airton Souza. Live pelo Instagram: @airtonsouzza

25/02

16h - Álbum de Rita Janela, por Werne de Souza. Vídeoexposição. Plataforma a definir.