Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

EGPA finaliza pesquisa de demandas de cursos para o ano de 2021

Levantamento é feito junto aos órgãos do Estado para balizar a programação da Escola

Por Isabela Quirino (EGPA)
22/02/2021 11h57

O Levantamento de Necessidade de Qualificação (LNQ) de 2021, pesquisa feita junto aos órgãos do Estado para balizar a programação de cursos da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) foi finalizado na última sexta-feira (19).

O estudo é realizado por meio do Centro de Desenvolvimento de Competências e Habilidades Profissionais em Governança Pública (CDHP), responsável pelos cursos rápidos da instituição, ou seja, ações de qualificação de até 40h.

O coordenador do CDHP, Laurimar Farias, explica que este ano, pela primeira vez, a pesquisa foi realizada por um formulário online e dinâmico. “Fizemos por meio do Googleforms, dinamizando a escolha dos cursos pelos Agentes de Desenvolvimento e Capacitação dos órgãos. As respostas foram efetivadas de imediato na plataforma, bastando o preenchimento dos questionários”.

Os cursos disponíveis para a escolha estão inseridos no portfólio da EGPA, um catálogo com 135 cursos organizado em 2020 a partir da manifestação dos órgãos do Estado. A pesquisa também contou com um espaço para que pudessem sugerir cursos não contemplados no portfólio.

Foram 36 respostas entre órgãos, autarquias, fundações e demais instituições do Governo do Pará. “Para ter efetividade na formação dos servidores é preciso que a EGPA conheça a necessidade de cada órgão. O levantamento tem função objetiva de otimizar as propostas de qualificação da escola, atendendo pontualmente as carências de qualificação do serviço público”, finalizou Laurimar.

Inscrições abertas

O ano letivo dos cursos rápidos de 2021 da EGPA iniciará a partir de março e as turmas para o primeiro mês de aulas já estão com inscrições abertas para os servidores públicos estaduais e podem ser realizadas online pelo site da instituição.

Nos meses de março e abril, a EGPA ainda irá suprir a demanda de cursos da LNQ de 2020, considerando os meses em que a Escola não ofertou cursos para que pudesse readequar o modelo de aulas para o período de pandemia. A partir de maio, os cursos demandados pela LNQ de 2021 serão contemplados.