Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE À PANDEMIA

Núcleo de Esporte e Lazer é mais uma referência para pessoas com suspeita de Covid-19

Em um local mais amplo, pessoas com sintomas leves e moderados têm acesso a consultas, exames e medicamentos, quando necessário

Por Carol Menezes (SECOM)
22/02/2021 20h58

A partir da transferência do atendimento de pacientes com a Covid-19 nas Unidades de Referência Especializada em Saúde (UREs) Doca e Pedreira para o Núcleo de Esporte e Lazer, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Belém ganhou mais uma policlínica para o atendimento de pacientes com sintomas leves e moderados da doença. A mudança ocorreu no dia 8 de fevereiro, e desde então o atendimento é realizado de segunda a sábado, das 8 às 17 h, e também aos domingos, das 8 às 13 h. Até o último domingo (21), haviam sido realizados 2.237 procedimentos no local.

As irmãs Maria do Socorro e Maria da Conceição Alves vieram de Brasília (DF) passar férias na capital paraense. Começaram a sentir os sintomas gripais no dia 10 e foram ao NEL, para consulta e exames, no dia 17. Ontem (21) voltaram para receber o resultado positivo para o novo coronavírus.

"Estávamos agora comentando do quanto nos surpreendemos com o atendimento atencioso, com a pouca espera, com exceção para o tempo de cinco dias do exame. Ainda ficaremos mais dois dias em isolamento, mas os sintomas já estão praticamente zerados. Deu tudo certo, e foi muito bom ter tido onde buscar assistência", contou Maria do Socorro.

Melhor estrutura - A coordenadora da policlínica, Alessandra Amaral, disse que a decisão de concentrar a demanda das duas UREs facilitou o distanciamento entre os pacientes, por ser um lugar muito amplo e arejado. O número de médicos também é maior: são quatro em cada um dos dois turnos, manhã e tarde.

"O acolhimento melhorou, e sentimos pelos elogios que recebemos de quem nos procura. Para isso, contamos com o apoio de agentes do ParáPaz, nossos parceiros nesse trabalho, que garantem o melhor atendimento possível", informou a gestora, que recomenda a procura pela consulta em caso de febre, dores no corpo, diarreia, dor de cabeça e outros sintomas semelhantes aos de gripe.

O passo a passo no NEL é o mesmo das policlínicas do Hangar e Mangueirão. Após a triagem, a pessoa é atendida por um médico, que avalia se há necessidade de um exame mais específico, como PCR, realizado no local, ou tomografia pulmonar, feito no Hangar. Há ambulância disponível para fazer esse traslado, se for preciso. Dependendo do diagnóstico, o médico oferece a medicação para que o tratamento seja finalizado em casa.

Não há prazo de validade para o funcionamento do NEL como policlínica. Tudo vai depender da demanda e dos números da doença na capital. O horário de funcionamento nos três locais de referência é o mesmo, com exceção da policlínica do Mangueirão, que não abre para atendimento aos domingos.

Serviço: O Núcleo de Esporte e Lazer fica localizado na Travessa Dom Romualdo de Seixas, 1215, bairro Umarizal.