Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'RIOS DE TALENTO'

Governo avalia implantação de modalidade esportiva na Usina da Paz em Marituba

Equipes das duas secretarias inspecionaram as obras do espaço, que devem ser concluídas ainda neste semestre

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
25/02/2021 20h27

Em Marituba,as obras avançam para que a Usina seja entregue já no primeiro semestre deste ano As obras das Usinas da Paz (UsiPaz), espaços de cidadania que integram as diretrizes do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Pará, estão aceleradas no município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém. Além de vários benefícios que serão oferecidos aos moradores da área de influência do complexo, já está sendo avaliada a possibilidade de implantação do Projeto Canoagem Pará – Rios de Talentos, desenvolvido em núcleos implantados nos municípios, onde são realizadas aulas de canoagem de velocidade com ênfase nos aspectos social, educacional e ambiental.As equipes da Seel e Seac acompanham o andamento das obras das UsiPaz

Com o objetivo de avaliar a área que seria destinada à modalidade, na manhã desta quinta-feira (25) representantes da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) estiveram no local. “Caso haja possibilidade de implantação do projeto nas dependências da Usina da Paz de Marituba, serão construídos um trapiche e uma rampa para o acesso dos alunos”, ressaltou a coordenadora do Programa Talentos Esportivos da Seel, Kátia Rocha.

A implantação do Projeto Canoagem Pará – Rios de Talentos quer aproveitar os recursos naturaisCerca de 300 adolescentes e jovens, na faixa etária de 13 a 18 anos, já são beneficiados pelo projeto, instalado em vários polos distribuídos pelo Estado. O “Canoagem Pará – Rios de Talentos” é originário do antigo Projeto Navegar, que funcionou no Pará em parceria com o Ministério do Esporte. A Seel reformulou a metodologia para massificar a prática esportiva dessa modalidade náutica, considerando o meio ambiente favorável e a realidade da população ribeirinha.

“Antes de tudo são realizadas aulas de salvamento, segurança dentro e fora da água, aulas de primeiros socorros, aulas teóricas para o conhecimento do material e, por último, vem a prática”, informou a coordenadora do Projeto Canoagem Pará – Rios de Talentos, Márcia Corrêa.

O principal requisito para os participantes do projeto é estarem devidamente matriculados nas escolas. “Durante o projeto, os integrantes que se destacam são encaminhados para um treinamento desportivo, visando à participação em competições estaduais e nacionais”, complementou Márcia Corrêa.Um amplo complexo de promoção da cidadania vai beneficiar moradores da Região Metropolitana e do Sudeste paraense

Estrutura - As UsiPaz terão ambientes esportivos, salas de audiovisual, espaços de inclusão digital e outros serviços, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança, atividades profissionalizantes, espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres e de danças.

A previsão de conclusão da UsiPaz do bairro Nova União/São Francisco, em Marituba, é já no primeiro semestre deste ano.