Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Graesp leva doses da vacinas contra a Covid-19 para o interior do Estado

Neste sábado (27), Grupamento transportou vacinas para as cidade de Gurupá e Santarém

Por Aline Saavedra (SECOM)
27/02/2021 13h26

Dando continuidade ao plano de distribuição vacinal, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), decolou na manhã deste sábado (27) em direção a cidade de Gurupá e Santarém, levando mais doses de vacinas contra a Covid-19 para imunização. Após o recebimento das últimas doses, que totalizam 32.580 vacinas, o deslocamento para o interior do Estado iniciou na sexta-feira (26) e será concluído neste domingo (28). Ao todo, quatro aeronaves estão sendo utilizadas.

A distribuição dos imunizantes pelo Grupamento demonstra, mais uma vez, as múltiplas ações que o Graesp é empregado, diminuindo distâncias e levando esperança para quem mais precisa. "Nós possibilitamos, por meio do Graesp, o emprego dos agentes de segurança pública de forma muito assertiva e dinâmica, seja na ostensividade, transportando pacientes em estado de saúde comprometida e, agora, colaborando para o importante fato de imunizar a nossa população contra a Covid-19", destacou o titular da Segup, Ualame Machado. 

Nesta etapa de vacinação, foram deslocadas vacinas para dez municípios: Santarém, Altamira, Anajás, Chaves, Afuá, Breves e Cametá. Gurupá, Conceição do Araguaia e Marabá, no sudeste paraense. 
As embalagens contendo as doses das vacinas são levadas até os Centros Regionais de Saúde (CRS) pelo Graesp, onde os gestores de cada cidade ficam responsáveis pela condução até o destino final. Nesta etapa, as doses estão sendo conduzidas do 7º ao 13º CRs. Policiais militares fazem a escolta das vacinas em todo o Estado, até os destinos finais. 

MAIS VACINAS 

O Pará receberá 1,5 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 até o dia 30 de março, segundo informou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ao governador Helder Barbalho, durante reunião na última semana, em Santarém, oeste paraense. 

O governador anunciou na terça-feira (23) que comprará 3 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 de laboratórios credenciados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de autorizar a aquisição de doses por estados e municípios. 

Calendário de chegada ao Pará dos lotes de vacinas já enviados pelo Ministério da Saúde: 

- 18 de janeiro: 173.240 doses da CoronaVac/Sinovac 

- 24 de janeiro: 49 mil doses da Oxford/AstraZeneca 

- 25 de janeiro: 29.200 doses da CoronaVac/Sinovac 

- 06 de fevereiro: 64.400 doses da CoronaVac/Sinovac

- 24 de fevereiro: 98.200 doses da CoronaVac/Sinovac (37.200) e Oxford/AstraZeneca (61 mil).