Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E CIDADANIA

Novas definições de museus são temas da live da Secult ‘Bora falar de Museu'

A iniciativa quer envolver a sociedade nas perspectivas contemporâneas sobre os espaços museais. A transmissão será no Youtube Secult Pará, nesta terça-feira, 2.

Por Gabriel Marques (SECULT)
01/03/2021 12h59

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM) e, em parceria com o Conselho Internacional de Museus (ICOM), realiza na próxima terça-feira (02), às 15h, o debate virtual ‘Bora falar de Museu?’, uma programação que visa a ampliar o debate mundial sobre as novas definições de espaços museais.

O conceito de museus vem sendo reelaborado ao longo dos anos, desde a criação do ICOM, em 1946. Durante a 25° Conferência Geral do Conselho, de 1º a 7 de setembro de 2019, em Kyoto, no Japão, novas perspectivas estão sendo debatidas a nível global.

Para somar a esse diálogo, a Secult organizou o “Bora falar de Museu?”, evento online com a participação da professora Rosângela Brito, docente do bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e membro do conselho consultivo do ICOM-BR para a Região Norte; e de Renata Motta, presidente nacional do ICOM-BR. A conversa será transmitida pelo canal Secult Pará no YouTube.

“É super importante essa iniciativa do nosso Sistema Integrado de aproveitar esse momento e ampliar ainda mais o debate por meio da live que estamos realizando. Em maio, teremos a Semana de Museus, então pretendemos ampliar ainda mais esse diálogo”, informou o diretor do SIM, Armando Sobral.

Debate na Amazônia - No Pará, há o Grupo de Trabalho (GT) "Definição de Museu - Perspectiva do Norte", vinculado ao Instituto de Ciências da Arte da UFPA, em conjunto com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), o Fórum de Museus de Base Comunitária da Amazônia e alguns membros do Grupo de Pesquisa Arte, Memórias e Acervos na Amazônia.

O GT é composto por docentes dos cursos de Museologia e Artes Visuais da Faculdade de Artes Visuais (FAV/ICA/UFPA), profissionais de museus, público e demais pessoas representativas de diversos grupos sociais da Região Norte.

Segundo Rosângela Brito, convidada para a programação, o grupo é um dos norteadores da discussão acerca do tema. “Convidaremos pessoas atuantes na área cultural dos estados da Região Norte a se juntarem a nós, com o objetivo de colaborar com as ações extensionistas, compostas por eventos de difusão e de construção conjunta da definição de museus a partir da perspectiva das instituições culturais da Amazônia brasileira, associadas ao ICOM Brasil.

SERVIÇO

Debate ‘Bora falar de Museu?’
Convidadas: Rosângela Brito (Docente do curso de Museologia da UFPA) 
Renata Motta (Presidente do ICOM Brasil) 
Ao vivo no Youtube Secult Pará
Data: 2 de março de 2021
Hora: 15h.