Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Governador participa da abertura da pesca do Mapará, em Cametá

Por Bruno Magno (SEOP)
01/03/2021 14h26

Durante a agenda em Cametá, nordeste paraense, o governador Helder Barbalho e sua comitiva, participaram da tradicional abertura da pesca do Mapará, principal peixe da região, na comunidade de Pindobal Miri, na manhã desta segunda-feira (1º). O evento marca a retomada a atividade pesqueira após o período de defeso na região. 

Nas primeiras horas da manhã de hoje, dezenas de embarcações navegaram pelo rio Tocantins até a comunidade. No local, os pescadores começam a observar a movimentação do rio e principalmente de botos, que indicaram onde estavam os cardumes do peixe, logo em seguida, pescaram centenas Maparás. O governador Helder Barbalho participou de parte das atividades junto aos pescadores e conferiu de perto como funciona o “arrastão”. 

“Depois de quatro meses do defeso, respeitando a reprodução das espécies, estamos prestigiando esse novo ciclo que faz parte da cultura de Cametá e toda a comunidade de pescadores, garantindo alimento e renda para a região”, ressaltou o governador Helder barbalho. 

De acordo com o prefeito de Cametá, Victor Cassiano, a retomada da pesca do Mapará e outras espécies da região fomenta a atividade pesqueira.

“É muito importante cuidar dos nossos rios e a abertura da pesca do Mapará marca a retomada dessa atividade tão importante na região. Isso movimenta o setor produtivo do nosso município, e é uma das principais atividades econômicas da região, que gera renda para população ribeirinha”, disse o prefeito de Cametá ,Victor Cassiano. 

Presente na comitiva, o deputado estadual Igor Normando, observou que a retomada da atividade pesqueira representa renda para os trabalhadores. “É um momento histórico que representa toda uma cadeia produtiva, que gera emprego e renda na região, enfim, é um movimento histórico e cultural que contempla essas pessoas. Dessa maneira, o pescador consegue escoar sua produção nesse momento tão difícil de pandemia”, disse. 

O pescador Hélio Batista, de 18 anos, morador da comunidade Maracruz dos Santos, ficou emocionado com a visita de Helder Barbalho. “É a primeira vez que um governador participa do nosso arrastão, fiquei muito feliz por ele reconhecer nosso trabalho e ver a pesca de perto”, disse ele.

Participaram da agenda em Cametá a deputada federal Elcione Barbalho; deputado federal Cássio Andrade; deputado federal Beto Faro; deputado estadual Gustavo Sefer, deputado estadual Igor Normando; presidente da Companhia de Habitação do Pará, André Guedes; chefe da Casa Civil Iran Lima.