Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA DA PAZ

Fasepa, Funpapa e Associação Polo Produtivo firmam cooperação técnica à socioeducação

Estado e prefeitura de Belém buscam oportunizar experiências profissionalizantes para jovens que cumpriram medidas socioeducativas

Por Franklin Salvador (FASEPA)
01/03/2021 16h50

O Governo do Pará e a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), a Fundação Papa João XXIII (Funpapa), e a Associação Polo Produtivo do Pará (APPP) Fábrica Esperança, assinaram nesta segunda-feira (1º) um termo de cooperação técnica para atender os jovens egressos da socioeducação.

Jovens de 18 a 24 anos do município de Belém serão beneficiados com uma bolsa no valor de R$ 485, por um período de seis meses, durante a realização dos cursos profissionalizantes ministrados pela Associação Polo Produtivo do Pará (APPP) Fábrica Esperança.

Para acessar o benefício, os jovens precisam ter passado pelo Projeto Polo Produtivo durante a internação na Fasepa e terem obtido progressão no cumprimento da medida socioeducativa para o meio aberto, quando atendidos pela Funpapa.   

Para Sandra Valente, diretora-geral da Funpapa, a parceria técnica é importante para que se efetive o que prevê a política nacional de assistência social, que é a interlocução entre as políticas públicas e a intersetorialidade. "Conseguir garantir essa parceria é uma possibilidade de encaminhamento como oportunidade para esses jovens que precisaram, por contingências, passar por uma situação de ato infracional", disse a diretora.   

"É preciso garantir para esse grupo de jovens a oportunidade na progressão de suas medidas, um ambiente propício para que essa política se efetive na vida deles e que eles possam ter uma inclusão social, de fato. Então o eixo da profissionalização como uma estratégia da Fasepa e da Funpapa é importante para fortalecer os demais eixos e para que a gente consiga resultados mais exitosos nesse contexto da socioeducação", enfatizou o presidente da Fasepa, Miguel Fortunato.

"É mais um braço de fortalecimento de uma ação do Governo do Estado que visa a diminuir a reincidência do crime e oferecer a oportunidade de qualificação profissional e a experiência em uma área empresarial, viabilizando a empregabilidade e a geração de renda para o socioeducando e seus familiares", destacou o diretor-geral da APPP Fábrica Esperança, Artur Jansen.