Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS

Sejudh divulga programação em alusão ao Dia Internacional da Mulher, em 8 de Março

Iniciativa se soma ao trabalho da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos no enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres

Por Gerlando Klinger (SEJU)
02/03/2021 12h05

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) inicia em 8 de março uma extensa agenda de atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher. As ações desenvolvidas pela Coordenadoria de Integração de Políticas para Mulheres (CIPM), vinculada à Diretoria de Cidadania e Direitos Humanos da Sejudh, têm o propósito da promoção, articulação e coordenação de políticas públicas integradas para a proteção dos direitos femininos no teritório do Pará.

A Sejudh trabalhará o tema “Órfãos do Feminicídio: Vítimas Invisíveis – Vidas Ceifadas, Órfãos deixados!”, em campanha que estimulará o debate do fenômeno do crime de feminicídio e seus impactos na sociedade. A ideia da secretaria é dar maior visibilidade ao assunto com vistas às reflexões e construção de uma política estadual de enfrentamento das situações sempre assegurando a proteção das mulheres e a proteção social de filhos e filhas que ficam órfãos. 

A Sejudh defende a mobilização da sociedade para uma maior participação ativa das pessoas no enfrentamento do femicídio. A campanha buscará parcerias, com a rede de órgãos que atuam na causa da mulher, para a garantia de políticas para as mulheres nos 144 municípios do estado, a partir de ações com a Defensoria Pública, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Fundação Parápaz, os Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher, os Centro de Referências em Assistência Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social e movimento de mulheres.

Programação - A programação inicia às 14h da próxima segunda-feira, 8 de março, com a palestra “Órfãos do Feminicídio: Vítimas Invisíveis – Vidas Ceifadas, Órfãos deixados!”, no hall do shopping Metrópole, em Ananindeua. Em seguida, às 19h, haverá um webnário (transmissão ao vivo) com o mesmo tema, nas redes social Facebook da secretaria, e ainda no site Youtube, nos respectivos endereços na internet: https://www.facebook.com/sejudhPARA. e https://www.youtube.com/c/SEJUDHPa.

No dia 9 de março, uma live fará o debate com mulheres jovens referentes às consequências do feminicídio. No dia 12, outra live terá como tema o “Atendimento à Mulher na rede de serviços e à violência institucional”. Em 19 de março, a live abordará o tema “A mulher preta em Ananindeua”, que marcará também o Dia Internacional para a Eliminação Racial. Todos os eventos serão transmitidos nas redes sociais da Sejudh.

De acordo com a responsável pela Coordenadoria de Integração de Políticas para as Mulheres (CIPM), Márcia Jorge, o objetivo é realizar a integração da rede de proteção das mulheres do estado do Pará. “A campanha trabalha o enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres da cidade, do campo, das águas, e da floresta, prevendo ações educativas, por meio de campanhas preventivas, informativas e formativas sobre todos os tipos de violência contra a mulher”, ressaltou.