Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEI

Seduc realiza obras de ampliação e melhorias no Sistema Educacional Interativo

Presente em 128 comunidades, situadas em 30 municípios paraenses, o programa tem como objetivo atender mais de 17 mil alunos em todo o Pará

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
03/03/2021 11h43

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Ensino (Saen), realiza obras de ampliação e modernização na infraestrutura física do Sistema Educacional Interativo (SEI). As ações visam proporcionar mais conforto e qualidade aos trabalhos pedagógicos desenvolvidos neste importante Centro de Mídia da Seduc, situado na Av. Augusto Montenegro, em Belém.

Neste momento, o SEI passa por intervenções em todos os seus espaços, como estúdio de transmissão, ilha de edição, camarim, sala dos professores e corpo pedagógico, gerência de rede, setor administrativo, sala de videoconferência, cozinha, banheiro, entre outros setores que compõem este fundamental e moderno parque de produção, elaboração e transmissão de conteúdos audiovisuais educacionais da Seduc.

Atualmente, levar o Ensino Médio Regular com presencialidade às localidades do interior do Pará, por meio da tecnologia e ouvindo as comunidades atendidas em um processo humanizado, já não é mais um problema para a Seduc. Com o advento do SEI, os jovens passaram a despertar o sonho adormecido de voltarem às aulas, por meio da inclusão educacional, digital, social e cultural, promovida pela iniciativa.

A professora Socorro Gomes, mediadora na comunidade Bela Vista do Jejú, no município de São Miguel do Guamá, disse que, “através dessa metodologia de ensino, os últimos, pela primeira vez, estão sendo os primeiros; isso graças a tecnologia de ponta em aulas ao vivo e a tutela dos professores mediadores que atuam lado a lado com os alunos. Dessa forma, o projeto vem dando excelentes resultados; nem em escolas particulares dos centros urbanos se tem um grau de desenvolvimento e incentivo nesse nível, como nós temos aqui”, pontua a educadora.

Presente em 12 Unidades Regionais Educacionais (UREs), o SEI efetivamente atende 245 turmas de 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, em 128 comunidades, situadas em 30 municípios paraenses. Segundo a coordenação do projeto, o objetivo da Seduc é atender mais de 17 mil alunos em todo o Pará, conforme decisão firmada com o Conselho Estadual de Educação (CEE-PA).

De acordo com a secretária adjunta de Ensino, Regina Pantoja, com o intuito de atender essa demanda dos estudantes nas mais diversas regiões do Estado, da melhor maneira possível, novos equipamentos estão sendo adquiridos para expandir a oferta de vagas nessa modalidade educacional, principalmente neste momento em que a tecnologia está permitindo uma maior aproximação entre alunos e professores.

“Ao longo desses anos, este projeto educacional vem ganhando reconhecimentos e expressivos investimentos por parte da Seduc, por entendermos que esta coordenação é extremamente importante para realização de diversas ações da rede estadual de ensino, não apenas levando o Ensino Médio, na modalidade regular e presencial aos mais de 4 mil alunos atendidos atualmente, mas garantindo a todos os estudantes da rede pública estadual o acesso às aulas produzidas pelo SEI e disponibilizadas, em parceria com a Cultura Rede de Comunicação, no programa “Todos em Casa Pela Educação” - o maior projeto de democratização do ensino via TV aberta já visto na história do Estado”, frisou.

A dirigente ainda complementa que, “nos 108 municípios paraenses onde a TV Cultura do Pará está presente, os alunos sintonizam facilmente o sinal do canal televisivo e acessam os conteúdos de aprendizagem. Nas localidades que não possuem cobertura da emissora, uma ampla distribuição de cadernos de atividades estruturantes e compêndios está sendo realizada, com o apoio das UREs e unidades escolares”, concluiu Regina Pantoja.

O coordenador do SEI, Fellipy Soares, destaca que muitas possibilidades começaram a ser desenvolvidas no Centro de Mídia da Seduc, ampliando o escopo do projeto original e se consagrando como uma alternativa metodológica, enquanto suporte pedagógico para o Ensino Médio.

“O SEI hoje conseguiu se solidificar, expandir e triplicar seu atendimento enquanto oferta de ensino, mas também deu um salto como produtor de conteúdos e catalisador de ações importantes da secretaria; sem contar com o robusto processo de formação, aprimoramento e capacitação dos profissionais da educação do Pará que atualmente desenvolve. Essas formações e programas diversos irão ganhar mais peso, principalmente com a construção do segundo estúdio que abrirá um leque de possibilidades no projeto”, ressalta.

O SISTEMA EDUCACIONAL INTERATIVO

Um dos principais benefícios do SEI é o de levar o Ensino Médio Regular, de maneira presencial e mediado por tecnologia, às comunidades do interior paraense, principalmente aquelas em que há difícil acesso com o acompanhamento permanente dos professores mediadores. A plataforma educacional funciona de forma autônoma e sustentável, ou seja, a localidade beneficiada pelo projeto não precisa dispor de internet e nem de energia, pois através da conectividade via satélite, que garante qualidade e segurança ao sinal, possibilita que as aulas ao vivo não sofram problemas técnicos. Além disso, também é viabilizada a estabilidade da energia elétrica nos locais em que o SEI atua, a partir do envio de geradores para as escolas, caso haja a necessidade.

A sala de aula em que o projeto funciona, geralmente é cedida pelo governo municipal, bem como outras logísticas. A contrapartida do Estado é garantir o professor (ministrante e mediador), além de aportar a tecnologia (e a manutenção desta), além do acesso aos conteúdos pedagógicos. Vale frisar que as escolas das redes municipais que recebem o projeto funcionam em convênio de cooperação técnica entre Estado e Prefeitura. 

A secretária de Educação do Pará, Elieth de Fátima Braga, afirma que o projeto é de fundamental importância, pois quando chega em uma comunidade, leva esperança aos moradores, faz com que os alunos continuem em suas localidades, sem precisarem se deslocar até a sede do município para estudar.

“Esses alunos, que também recebem o vale alimentação, podem ter acesso aos conteúdos impressos por meio dos kits multimídia do projeto, composto por smart TV de 55”, computador, impressora, tonner, estabilizador, microfone, câmera, tudo seguro em um armário cofre, além da antena de recepção via satélite que é instalada no espaço externo da escola, o que garante a conectividade para os alunos. Portanto, esse é um projeto que veio para ficar e um caminho sem volta”, enfatiza a titular da Seduc.

As aulas promovidas pelo programa são todas ao vivo e cumprem os 200 dias letivos do calendário escolar. Sempre com interatividade, os alunos participam ativamente das atividades (quando estas ocorriam de maneira presencial), e ao final de cada ano, há um grande encontro em cadeia, via satélite, com todas as comunidades, dessa forma, promovendo uma troca de experiências, além de possibilitar que uma comunidade conheça a dinâmica e vocação da outra, na culminância da disciplina obrigatória “Aspectos da Vida Cidadã”.

Aluna do SEI em Vila do Baixinho, localidade pertencente ao município de Cachoeira do Piriá, Cristiane Martins conta que, “não é apenas uma aula dada pela TV; são professores ao vivo, que interagem com a gente através de um kit moderno e com a orientação presencial de um professor que está todos os dias com a gente. Digo que no SEI o que não faltam são professores, pois há um em sala de aula e mais dois no estúdio, em Belém, um passando conteúdo e o outro nos auxiliando presencialmente, sem contar que temos o apoio do corpo pedagógico que nos dá todo o suporte necessário, inclusive quando é preciso repor alguma aula”, enfatiza a estudante.

Serviço:

Para conhecer mais sobre as atividades pedagógicas desenvolvidas pelo SEI, acesse o site da Seduc ou as redes sociais do projeto.

*Texto: Vinícius Leal / Ascom Seduc.