Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEMANA DA MULHER

Hemopa Santarém recebe caravana de mulheres doadoras

Somente no primeiro dia de ação, o Hemocentro Regional recebeu 53 voluntários

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
11/03/2021 09h41

Na semana dedicada à mulher, o Hemocentro Regional de Santarém tem recebido dezenas de doadoras de sangue. Entre as ações solidárias uma foi realizada pela Câmara Municipal, que convidou vereadoras, servidoras e também servidores a se unirem em uma caravana especial.

“Mobilizamos todas as mulheres da Câmara e os homens também para que compareçam e possam entrar nesta corrente de solidariedade. Assim vamos ajudar a manter o estoque de sangue do Hemopa e ajudar os pacientes que mais precisam de transfusão”, destacou a vereadora Alba Leal, que também é enfermeira e entende a importância deste ato.

Somente no primeiro dia de ação, na segunda-feira (8), o Hemopa Santarém recebeu 53 voluntários. Desses, 48 doações foram efetivadas. “A nossa equipe fica muito feliz quando percebe que o movimento vai ser bom, pois isso significa mais bolsas de hemocomponentes em estoque e, consequentemente, ajudaremos a salvar vidas”, destacou Telma Suanne, assistente social do Hemocentro.

Quem também realizou o gesto de amor foi a jornalista Gleice Lira, que doou samgue pela primeira vez. "Eu estou muito feliz em realizar esse ato. É um procedimento muito rápido, prático e não dói nada. Acho que esse é o grande receio de quem ainda não doou. Então, é importante cada um fazer a sua parte, um gesto nobre de amor ao próximo. Essa será a primeira de muitas doações”.

O Hemocentro de Santarém atende mais de 30 unidades hospitalares do Oeste do Pará. E como estratégia para aumentar a captação, o atendimento ao doador de sangue foi ampliado aos finais de semana, de forma revezada. No próximo sábado (13), o atendimento será de 7h30 às 17h.

Quem pode doar sangue

O cidadão que deseja fazer a doação de sangue precisar seguir critérios básicos:
• Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
• Pesar mais de 50 kg
• Estar em boas condições de saúde.

No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar sangue, mas precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.

Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação de sangue, após cada dose. Já a vacina AstraZeneca/Fiocruz, são 7 dias após cada dose. Se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar sangue, após 7 dias.

Serviço:

O Hemocentro de Santarém fica na Avenida Frei Vicente, 696, entre as Alameda 30 e 31 (Aeroporto Velho). Contato: (93) 3524-7550.

Atendimentos: 
- Segunda a sexta, de 7h às 13h.
- Sábado (13), de 7h30 às 17h
- Domingo (21), de 7h30 às 17h.
- Sábado (27), de 7h30 às 13h.