Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Adepará capacita servidores da região sul estadual sobre trânsito agropecuário

O treinamento de atualização técnica dos trabalhos de fiscalização aconteceu em Santana e Conceição do Araguaia, e seguirá para Breves e Monte Alegre

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
17/03/2021 15h57

Agentes de fiscalização agropecuária nos municípios de Santana do Araguaia e Conceição do Araguaia receberam capacitação técnicaEquipe da Gerência de Trânsito Agropecuário da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) realizou capacitações técnicas com os servidores dos Postos de Fiscalização Agropecuária, dos municípios de Santana do Araguaia e Conceição do Araguaia, no sul estadual. A capacitação foi realizada nesta terça-feira e quarta-feira, 16 e 17.

Foram debatidos temas inerentes aos trabalhos de fiscalização desenvolvidos nos postos, tais como a aplicação de questionário de supervisão e a implantação do módulo de fiscalização de trânsito agropecuário, com cadastramento e treinamento para os servidores lotados nos referidos postos.

"O acompanhamento das atividades desenvolvidas nos Postos de Fiscalização Agropecuária é fundamental para garantir que eles cumpram com o seu principal objetivo, que é atuar como barreira primária impedindo a entrada de pragas e agentes infecciosos através da fiscalização das cargas de interesse sanitário para a agropecuária paraense", informa o gerente de Trânsito Agropecuário, Paulo Bastos Junior.

Estiveram presentes na ação os servidores Paulo Bastos Junior, gerente de Trânsito Agropecuário; Aldernei Simor, coordenador dos Postos de Fiscalização Agropecuária; e José Roberto Costa, gerente de Arrecadação.

Esse trabalho faz parte dos acompanhamentos da gerência de trânsito agropecuário junto aos serviços de fiscalização e é realizado regularmente. Até o momento o treinamento para atualização das rotinas foi realizado em 13 Postos de Fiscalização Agropecuária. Os próximos a receberem a equipe de atualização serão os de Breves e de Monte Alegre, respectivamente, no Marajó e no Baixo Amazonas, quando a equipe completará o trabalho nos 15 postos da Adepará

Qualidade - As ações periódicas de fiscalização fixa e móvel da Adepará são relevantes para manter a regularização dos produtos e subprodutos de origem animal e vegetal. Um trabalho considerado essencial que segue regularmente apesar do grave quadro da pandemia da Covid-19. A Agência acredita que essa é uma forma de garantir alimentos inócuos e de qualidade para o consumidor paraense.

As ações de combate à atividade clandestina são desenvolvidas não somente através do recebimento de denúncias, mas também a partir das informações procedentes das promotorias estaduais e municipais; órgãos de saúde estaduais e municipais; entidades de defesa do consumidor; órgãos ambientais e de polícia civil, militar e federal. Na maioria dos casos, as instituições atuam em parceria com a Adepará.

“A fiscalização de trânsito agropecuário ativa possui o intuito de desenvolver a economia e a manter a qualidade de todo o patrimônio sanitário agropecuário livre de doenças e de pragas, em todo território Paraense. Esta ação é realizada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará e com apoio de órgãos governamentais, como a Companhia Fluvial da Policia Militar do Estado do Pará, que tem um papel fundamental na garantia da ordem e proteção”, informa o diretor de Defesa e Inspeção Animal, Jefferson Oliveira.

As penalidades aplicadas são aplicação e auto de infração, apreensão e destruição de diversos tipos de produtos, desde matéria prima até produtos fabricados, todos de que estão na atividade clandestina

“Ressaltamos, apesar de a Agência ser um órgão fiscalizador, a prioridade não é autuar, mas sim de prevenir e impedir a entrada de novas doenças e pragas; controlar ou erradicar as existentes; proteger o parque industrial agropecuário com produtos de origem animal com rastreabilidade; e combater a produção clandestina de produtos de origem animal. O setor industrial animal reconhece a importância destas ações, afinal a produção clandestina de produtos de origem animal promove agressão ao meio ambiente, não gera empregos, não gera divisas econômicas e põe em risco a saúde pública, principalmente neste momento de pandemia”, avalia o diretor.

O trabalho de fiscalização e Inspeção realizado periodicamente pela Agência de Defesa reflete diretamente no crescimento agropecuário do estado do Pará e no interesse de grandes investidores quanto à produção de grãos, carnes, leite, ovos e pescado.

SERVIÇO

A Agência de Defesa Agropecuária (Adepará) está presente nos 144 municípios paraenses. No site da Agência (www.adepara.pa.gov.br) há os endereços e contatos dos escritórios em todos os municípios.

Os telefones para contato são: (91) 3210-1101, 1105 e 1121. O interessado, se preferir, pode fazer o contato por telefone celular: (91) 99392-4264.