Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VOLTA PARA CASA

Sespa destaca recuperação de pacientes de Covid-19 em hospitais da rede pública

Tanto no Hospital Abelardo Santos quanto no Hospital de Campanha o número de altas médicas anima os profissionais de saúde

Por Bruna Brabo Secom (SECOM)
17/03/2021 18h34

O primeiro paciente de Covid-19 a receber alta médica no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, em Belém, neste segundo pico da pandemia na Região Metropolitana, foi liberado nesta quarta-feira (17) com muita comemoração pelos profissionais de saúde. Francisco Mauro Oliveira da Silva, 45 anos, esteve internado durante 14 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).O policial Francisco Mauro Oliveira da Silva, ao lado dos profissionais de saúde, comemorou a recuperação após 14 dias na UTI

“Quero agradecer a Deus e à equipe médica, que são pessoas especializadas, educadas e dedicadas ao serviço. Isso foi muito importante. Fui muito bem tratado aqui”, disse o policial militar Francisco Silva.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) avalia positivamente as altas nos hospitais da rede pública estadual de saúde. “Nesses últimos dias nós temos conseguido dar alta para diversos pacientes. E é motivo de muita alegria, uma vez que a gente consegue perceber que o nosso trabalho está sendo bem executado, apesar do momento complicado pelo aumento de casos de contaminação e internação. O Hospital tem conseguido dar essa pronta resposta e fazer com que a pessoa retorne ao seu convívio social juntamente com seus familiares’’, disse o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.

Desde o início da semana o Hospital de Campanha de Belém, que funciona no Hangar, registra recordes de pacientes recuperados. Até esta quarta-feira (17) foram mais de 70 altas médicas. Já são mais de 3 mil pacientes recuperados.

O marítimo Iran Cardoso também já voltou para casa após tratamento no Hospital de Campanha“É uma alegria muito grande vencer esse vírus. O atendimento foi muito bom. Todos os profissionais são maravilhosos; eu só tenho que agradecer pelo carinho e atenção que me deram”, disse Iran Cardoso, marítimo de 43 anos, após receber alta.

Gestão integrada - Neste momento, o Hospital de Campanha mantém 334 pacientes acometidos pela Covid-19. Já foram atendidos 4.485 pacientes desde o início da pandemia. A taxa de ocupação é de 80%. “Os desafios são muitos, mas estamos enfrentando este momento em duas frentes: a primeira é estratégica, com atuação na gestão integrada, contratando e fornecendo suporte aos profissionais de saúde. Na segunda, o foco é na qualidade assistencial, com atuação integral de toda a equipe com os pacientes, visando à melhor recuperação no menor tempo possível, com o objetivo maior de salvar vidas”, ressaltou Rogério Kuntz, diretor Operacional da Pró-Saúde no Pará, instituição que administra o Hospital.O jornalista João Renato da Silva Chaves venceu a doença e alerta para os cuidados preventivos

Antes de voltar para casa, o jornalista João Renato da Silva, 59 anos, recebeu o carinho da equipe médica em forma de aplausos, tocou o sino da vitória e fez um desabafo. “Previna-se! Não queira chegar aqui num leito de Hospital. Fique em casa, se cuide, use máscara, respeite o próximo, principalmente os idosos”, disse João Renato.