Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Adepará fortalece parcerias em torno da emissão da guia de trânsito para o abacaxi

Guia de Trânsito Vegetal garante a rastreabilidade, a segurança alimentar e a saúde pública, exigências sanitárias previstas em legislação federal

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
19/03/2021 13h22

Servidores da Adepará de Conceição do Araguaia, representantes da Prefeitura e da Emater: parceria na implantação da GTV do abacaxiO fortalecimento da parceria e o apoio na divulgação e implantação da Guia de Trânsito Vegetal (GTV) do abacaxi foram os temas da pauta que reuniu servidores da Adepará de Conceição do Araguaia, no sul do Pará, representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio (Semaic) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater).

O encontro na manhã de quarta-feira (18) tratou da implementação da GTV do abacaxi, que proporcionará ao produtor a rastreabilidade, agregará mais valor ao produto e abrirá perspectivas de novos mercados.

A rastreabilidade é uma exigência sanitária da legislação federal conjunta 02/2018, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Trata-se de uma exigência de mercado, pois é necessária para a segurança alimentar e, consequentemente, para a saúde pública.

É possível emitir a GTV, sem burocracia, nos escritórios da Adepará, pelos próprios produtores cadastrados, em suas residências ou acessando diretamente o Sistema de Integração Agropecuária (Siapec).

“Os setores de citrus e abacaxi, cuja guia já funciona há alguns anos, são apoiadores da rastreabilidade, pois a regulamentação agregou valor ao produto e abriu mercados que antes não existiam”, ressalta o diretor geral da Adepará, Jamir Macedo.

No site da Adepará - www.adepara.pa.gov.br - há os endereços dos escritórios em todos os municípios.