Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Obras essenciais para a mobilidade urbana avançam na Região Metropolitana

Executadas pela Sedop e NGTM, as obras prosseguem obedecendo aos protocolos de prevenção à Covid-19

Por Giovanna Abreu (SECOM)
20/03/2021 11h04

Os trabalhos continuam em vários pontos da RMB, atendendo aos protocolos de segurança para evitar contaminaçãoMesmo durante o período de lockdown, o governo do Estado mantém as obras de infraestrutura executadas na Região Metropolitana de Belém. Além de consideradas serviços essenciais, segundo o Decreto Estadual nº 800/2020, as obras representam avanços para a mobilidade e qualidade de vida da população.

Dentre as obras do Programa Asfalto por Todo o Pará, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), os serviços de drenagem e pavimentação asfáltica nos municípios de Benevides e Santa Bárbara do Pará, previstos para março, já foram concluídos. Em Ananindeua, os serviços avançam para a Estrada do Jardim da Providência, com mais de 1 km de extensão de asfaltamento programado. Em Marituba estão sendo executados serviços de adequação de sarjeta, meio-fio e calçada em vários trechos.

Em Belém, as obras programadas também continuam. Nos bairros do Guamá, Marco e Telégrafo já começou a mobilização para os serviços de sinalização horizontal. No distrito de Icoaraci, o sistema de drenagem segue em execução. Nos bairros da Terra Firme e Marambaia também estão sendo executados serviços de infraestrutura.  

De acordo com o titular da Sedop, Ruy Cabral, é sempre reforçada com as empresas executoras das obras a importância do cumprimento das medidas sanitárias necessárias por conta da pandemia de Covid-19. “Tomamos todos os cuidados para preservar a saúde dos operários envolvidos nas obras, além de fazer a testagem periodicamente. Os canteiros são monitorados, reforçamos o distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel, lavagem das mãos, flexibilização dos horários de chegada e saída na obra, entre outras medidas. As empresas têm o pleno conhecimento das nossas notificações para o cumprimento dessas normas”, assegurou o secretário. Vias com sistema de drenagem e pavimentação melhoram a mobilidade e a urbanização em vários municípios

Interesse social - O Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) está com obras de requalificação da Rua Padre Bruno Secchi, no bairro do Bengui, e da Rodovia BR-316, além de obras de infraestrutura viária em vias alimentadoras no bairro Águas Lindas, em Ananindeua, mesmo durante o lockdown.  

“Continuamos com as obras de mobilidade urbana e infraestrutura viária por serem de grande interesse social, daí o motivo por constarem na excepcionalidade do decreto estadual como atividades essenciais. Essas obras criam melhores condições de mobilidade interna, principalmente para o transporte coletivo”, explica o engenheiro Eduardo Ribeiro, diretor-geral do NGTM.

Na BR-316 estão em andamento a construção do viaduto de acesso ao Terminal de Integração de Ananindeua, assim como os terminais, incluindo o de Marituba. Os serviços de drenagem e terraplenagem avançam na Rua Padre Bruno Secchi. No bairro Águas Lindas está em fase de conclusão a pavimentação de vias, que melhora as condições viárias para o transporte público administrado pelo município.