Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E LAZER

Seel realizou visita técnica e Workshop em quatro municípios paraenses

Por Paula Portilho (EMATER)
23/03/2021 17h31

No primeiro trimestre de 2021, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) realizou uma visita técnica e workshop em Itupiranga e em Ulianópolis, sudeste do Pará; em Bagre, no Marajó; e em Magalhães Barata, no nordeste paraense. Foram seguidas todas as recomendações em prevenção à propagação do novo coronavírus.

As visitas técnicas visam a verificação in loco da situação de estrutura e potencialidade desportiva em cada município como forma de estudar a viabilidade de parceria para promoção de práticas esportivas. 

"Averiguamos vários pontos das cidades como campos de futebol, quadras poliesportivas, ginásios municipais, e conhecendo também os projetos esportivos que já são realizados nos municípios. O intuito é poder viabilizar a celebração de convênios entre os municípios e o Estado para o fomento do esporte", informou o diretor técnico de Esportes da Seel, Erivelto Pastana.

Em cada visita, a equipe de técnicos da Diretoria de Esportes e Lazer/Dtel/Seel fez a apresentação de programas e projetos desenvolvidos pela pasta estadual para democratização do desporto, através de workshops que alcançaram um público de aproximadamente 200 pessoas nos quatro municípios. 

A secretaria desenvolve os programas Vida Ativa na Terceira Idade, Jovens Talentos, Canoagem Pará, e os projetos Gol do Brasil e Clínica de Formação Continuada, que continuam com ações suspensas devido à pandemia de covid-19. Já o Programa Bolsa Talento,  que contempla atletas com auxílio financeiro está em fase final de conclusão da lista de beneficiados.

O objetivo é informar aos protagonistas dos cenários esportivos locais sobre quais atividades têm mais condições de serem incentivadas junto às populações, observando as características de estrutura de cada cidade, e ainda esclarecendo sobre as formas de apoio aos atletas e entidades paraenses. 

Titular da Secretaria Municipal de Cultura Desporto e Turismo, Paulo Mascarenhas, avaliou a agenda da equipe da Seel. "A visita foi muito positiva.  A expectativa é que assim que ocorrer a flexibilização deste período por causa da pandemia, o município receba o curso de arbitragem para capacitação do nosso pessoal. O que é importante, pois solicitamos à Seel que seja implantado o Gol do Brasil, e temos capacidade para receber o projeto aqui com três campos de futebol. Estamos aguardando o resultado e acredito que Ulianópolis possa ser uma das cidades contempladas", disse o secretário.

A expectativa é,  que assim que seja possível diante do quadro de crise sanitária, os municípios de Curralinho, no Marajó; Viseu, no nordeste; e Santana do Araguaia, no sul do estado, recebam visitas técnicas da Seel.