Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Bairros do Terpaz demonstram queda da criminalidade

Por Aline Saavedra (SECOM)
26/03/2021 14h53

Ao buscar a diminuição permanente da violência, o projeto Territórios Pela Paz, o TerPaz, segue dando continuidade as suas ações de prevenção à violência e a fomentar ações de promoção social, quando permitido e obedecendo todas as medidas de prevenção da Covid-19. Criado pelo Governo do Pará em 2019 e capitaneado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (SEAC), com eixo na área de segurança pública, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), o Terpaz cria políticas de segurança pública interligadas com ações de cidadania para levar perspectiva de vida digna, com lazer, educação, cultura, entre outros aspectos sociais. Sete bairros foram escolhidos na Região Metropolitana: Guamá, Jurunas, Terra Firme, Benguí, Cabanagem (Belém), Icuí (Ananindeua) e Nova União (Marituba).

Após quase dois anos da implementação do TerPaz, houve uma redução significativa de roubos nos bairros que o projeto atua, por exemplo, nos primeiros meses desse ano, comparado com 2020, segundo dados divulgados pela Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup, seis dos sete bairros apresentaram queda, são eles: Icuí (-25%), Terra Firme diminuiu (-20%), Jurunas (-17%), Bengui (-8%), Centro Marituba (-7%), Cabanagem (- 4%). Os dados são os resultados da comparação entre o período de 1º de janeiro a 23 de março dos anos de 2020 e 2021. 

No mesmo período, os bairros do TerPaz também demonstraram redução expressiva dos crimes de Homicídio, Latrocínio e Lesão Corporal Seguida de Morte, de acordo com a Secretaria de Inteligência. O bairro Centro em Marituba reduziu em 71%, no Benguí, 50% no Jurunas e 33% na Cabanagem. O monitoramento dos índices e das ações policiais realizadas são feitos diariamente, a fim de fortalecer as atividades policiais e reduzir, ainda mais, as ocorrências nos locais.

“Nós instalamos, ainda no ano de 2019, o Terpaz em sete bairros da RMB e a segurança pública foi desenvolvida em duas etapas, da ostensividade e da polícia de proximidade para que outros serviços pudessem também se fazer presentes e, desta forma, contribuir para a manutenção da queda da violência. Passado quase dois anos, é possível perceber a queda da violência e uma vida mais digna a todos que residem no local. Nossa expectativa é levar o Terpaz para o interior do estado, ampliando as ações exitosas realizadas na Região Metropolitana”, pontuou o secretário de segurança pública e defesa social, Ualame Machado.