Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERRAS E ASSUNTOS RURAIS

Em Monte Alegre, Emater contribui para uma cidade mais verde

Por Etiene Andrade (EMATER)
29/03/2021 14h44

Mudas de Oiti, Pau - Preto e Ipês Brancos, Rosas, Roxos e Amarelos estão sendo plantadas na área urbana do município de Monte Alegre como parte do projeto Monte Alegre Mais Verde, uma ação realizada em parceria pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura do município.

Na primeira etapa da ação, realizada agora em março, foram plantadas 20 mudas, produzidas pela Emater, na área da Praça Matriz e na rotatória da cidade. De acordo com o chefe do escritório local da Emater, Egnaldo Garcia, o objetivo do projeto é trazer à população os diversos benefícios de uma cidade mais verde. 

“Além de proporcionarem o sombreamento, essas plantas nos dão um cenário paisagístico e florístico harmonioso, trazendo a estabilidade climática, na melhoria da qualidade do ar, bem como na saúde física e mental da população, redução da poluição sonora e visual”, explica Egnaldo.

O chefe do escritório local também ressalta que o plantio das árvores é uma responsabilidade da sociedade, governos e empresas.“Quando desenvolvemos uma ação dessa natureza, visamos sobretudo, diminuir o passivo ambiental surgido ao longo dos anos especialmente na área urbana da cidade em decorrência da ausência de um planejamento urbanístico apropriado. A ideia é apostar no verde e pedir aos moradores que adotem uma planta.”, afirma.

Além da plantação da mudas, voltadas a arborização e paisagismo da cidade, o escritório local também plantou a uma muda de limão taiti na entrada da cidade. De acordo com o técnico em agropecuária da Emater, Francisco Lima, o plantio é uma forma de também destacar a importância do cultivar para o município.

Monte Alegre mais verde 3“Nós observamos que o limão taiti é o carro chefe da produção agrícola do município, mas não tínhamos ele em um local visível da cidade. Então, fizemos o plantio de uma muda em área pública, como forma de destacar sua importância econômica para o município”, ressalta o técnico. 

A muda de limão taiti foi adotada pelo morador Adivá Ferreira, que acredita que o plantio de mudas é importante para o meio ambiente da cidade. 

“No passado muitas árvores foram derrubadas, com esse plantio é possível contribuir pra que recupere pelo menos uma parte do que foi perdido”, diz Adivá.

Com o apoio da Emater, em 2019, algumas praças da cidade receberam paisagismo e arborização, que já fazem a diferença para quem usa os espaços

A expectativa é que até o final de 2021 cerca de 60 mudas sejam plantadas em áreas públicas e, que com o apoio da prefeitura do município, a produção seja ampliada para melhorar mais a arborização da cidade.

Benefícios

De acordo com o relatório “Planting Healthy Air” (plantando ar saudável)  da The Nature Conservancy, uma organização internacional e sem fins lucrativos,  que é referência mundial em conservação da biodiversidade e do meio ambiente, as árvores contribuem com a proteção da biodiversidade; colaboram com o conforto térmico, pois produzem sombras que ajudam com a redução da temperatura; ajudam a filtrar partículas de poluição, melhorando a qualidade do ar e com isso favorecem a saúde mental e estimulam hábitos saudáveis, como a prática de exercícios.