Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Projeto InterAção lança tradução de livro de Augusto Ponzio

Evento acontecerá às 15h, desta quarta-feira (31), pelo Youtube, no canal do Grupo de Estudos em Linguagem e Práticas Educacionais na Amazônia (Gelpea), da Uepa

Por Ize Sena (UEPA)
30/03/2021 12h39

O Grupo de Estudos em Linguagem e Práticas Educacionais na Amazônia (Gelpea), do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), anuncia para às 15h, desta quarta-feira (31), o lançamento da tradução da obra Livre Mente: Processos Cognitivos e Educação para a Linguagem. O trabalho é fruto do projeto de extensão InterAção: Memória e Narrativas em Rede, uma colaboração acadêmica interinstitucional com o Grupo de Pesquisa Linguagens, Discurso e Ensino, da Universidade de São Paulo (USP).

Sem inscrição prévia, o formulário de participação será disponibilizado durante a transmissão no canal do Gelpea no YouTube. O Gelpea dará uma certificação de 1h30 de carga horária.

Esta será a primeira atividade do Grupo sobre o livro e contará com a presença do professor doutor Augusto Ponzio, da Università di Bari, autor, e dos dois tradutores para a Língua Portuguesa, os professores doutores Marisol Barenco de Mello, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Marcus Vinicius Borges Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A mediação será feita pelo professor doutor José Anchieta de Oliveira Bentes, integrante do Gelpea.

A obra, fundamentada em uma discussão semiótica global, propõe discussões sobre a formação do professor, respeito às variedades de textos que possam ser apresentadas pelos alunos dentro de sala de aula e responsabilidades de discentes e docentes enquanto cidadãos críticos que ajudam na construção de uma sociedade melhor.

Para Anchieta Bentes, professor e mediador do encontro virtual, o livro auxilia a entender essa educação que colabora para um ambiente escolar mais humano e que permite a aquisição da língua nacional e, concomitantemente, o respeito a identidade dos diversos sujeitos — levando em conta alteridade cultural, na forma de falar, ser e pensar o mundo.

“A importância desse livro está justamente em compreender que educação é essa que queremos: que sujeitos pretendemos formar? Com que objetivo? Como avaliar? Que objetos de ensino vão ser utilizados e como compreender esse aluno para que seja crítico e transformador da realidade em que vive?”, questiona o mediador do lançamento.

O professor Anchieta Bentes complementa sobre a publicação: “é uma obra que propõe uma educação para a linguagem, ou seja, o uso da linguagem na escola como um direito fundamental”.

InterAção - Parceria entre pesquisadores da Uepa e USP

Coordenado pela professora Cristiane Burlamaqui, da Uepa, em parceria com o Grupo de Pesquisa Linguagens, Discurso e Ensino da USP, o projeto visa a ampliação e o fortalecimento de ações de democratização e internacionalização da ciência. As ações ocorrem por meio de diálogos estabelecidos entre a academia e grupos sociais organizados, que buscam minimizar problemas vivenciados por sujeitos e comunidades em situação de vulnerabilidade social.

O InterAção envolve professores e alunos da graduação e pós-graduação e tem o apoio do Programa de Pós-graduação em Educação, da Uepa, e do curso de Licenciatura em Letras EAD, desenvolvido pela Uepa, por meio da Universidade Aberta do Brasil  (UAB). 

SERVIÇO

Lançamento da tradução do livro Livre Mente: Processos Cognitivos e Educação para a Linguagem

Data: 31 de março de 2021.

Horário: 15h.

Ambiente Virtual: YouTube do Gelpea

Carga Horária: 1h30min.