Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS PÚBLICAS

Sedop conclui negociações com moradores e avança com obras na terceira fase da Macrodrenagem do Tucunduba.

Por Matheus Rocha (SEAC)
31/03/2021 16h51

O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas  
(Sedop), deu, nesta quarta-feira (31), um importante passo para garantir o andamento das obras na terceira fase do projeto de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, em Belém. Foram concluídas as negociações com moradores donos de imóveis ou construções que precisam ser remanejados para garantir o avanço das obras no projeto. 

Ao todo, 513 negociações foram realizadas com moradores do terceiro trecho de obras do projeto,  que vai da Rua Dois de Junho à travessa Vileta. Um trabalho árduo que contou com o empenho das equipes da secretaria. “Nós tivemos aproximadamente, um ano de trabalho nesta área. Tivemos alguns processos bem difíceis, mas atendemos as demandas, sempre buscando entender a situação de cada família que precisou passar por esse processo de remanejamento. Graças a Deus hoje, nós conseguimos alcançar este objetivo", destacou a coordenadora da Diretoria de Mobilização e Articulação Comunitária da Sedop, Vanessa Catete. 

As negociações envolvem o pagamento de auxílio aluguel para as famílias remanejadas que ganharão novos imóveis em conjuntos habitacionais construídos pelo Governo do Estado, além do pagamento de indenizações para os moradores que optaram pela compra de outro imóvel. 

Para o secretário adjunto de desenvolvimento urbano da Sedop, Valdir Acatauassu, a conclusão das negociações é mais um indicativo de que a finalização do projeto do Tucunduba é uma realidade. 

DIRETORIA DA SEDOP COM MORADORA DA ÁREA (CENTRO)“Esta obra ficou paralisada por 20 anos e a atual gestão do Governo Estadual, através do governador Helder Barbalho, fez o trabalho acontecer. Seguimos trabalhando para concluir o projeto do Tucunduba até Fevereiro de 2022, atendendo quase 400 mil pessoas que vivem às margens do canal e necessitam de uma melhor qualidade de vida. O avanço das obras é um marco conquistado pela Sedop.” destacou o gestor. 

Além das obras no terceiro trecho do projeto do Tucunduba, que tem conclusão prevista para Fevereiro de 2022, a Sedop também segue avançando na conclusão das obras na da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Riacho Doce, localizada na Avenida Tucunduba, que tem previsão de finalização para o mês de Abril deste ano.