Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Ações itinerantes de saúde em todo o Estado superam 62 mil atendimentos

Nesta quinta e sexta-feira (8 e 9), as ações volantes são promovidas nos municípios de Augusto Corrêa e São Caetano de Odivelas

Por Michelle Daniel (NGTM)
08/04/2021 16h46

Em Rio Maria, município do sudeste paraense, foram realizados 92 atendimentos nesta quarta-feira (7)Com a Policlínica Itinerante, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), leva serviços médicos para todo o Estado. Até esta quarta-feira (7), foram contabilizados 62.309 atendimentos realizados, desde o mês de janeiro deste ano, exclusivos para pacientes com sintomas leves e moderados da Covid-19. Entre os beneficiados, estão os moradores do município de São Sebastião da Boa Vista, na região do Marajó, onde nos dias 6 e 7. 289 pessoas foram atendidas. 

Somente nesta quarta-feira (7), foram 92 atendimentos no município de Rio Maria, na região sudeste estadual. Já nos dias 5 e 6, durante as ações da Poli Itinerante na região nordeste paraense, 751 pessoas foram atendidas nos municípios de Bragança e Vigia de Nazaré. Além disso, somente nesta quarta-feira (7), as unidades da Policlínica fixas, em Belém, realizaram 419 atendimentos médicos nos serviços ofertados no estacionamento do Hangar, Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) e Mangueirinho.

Ação em São Sebastião da Boa Vista, município do arquipélago do Marajó, contou com grande adesão da populaçãoDe acordo com a médica Thais Santos, coordenadora da equipe que participou da ação em São Sebastião da Boa Vista, dezenas de colaboradores da Policlínica Metropolitana, em Belém, se deslocaram para o município para ofertar os serviços de saúde. Segundo ela, apesar da fragilidade emocional dos pacientes por conta da doença, principalmente àqueles que já perderam familiares por conta do vírus, houve uma adesão significativa das pessoas à ação, em busca de atendimento.

“Outro ponto a ser ressaltado foi que a integralidade, que é um dos princípios doutrinários do SUS e fez total diferença no atendimento do paciente durante a ação. Foi possível garantir uma assistência a saúde que transcende a prática curativa, como também acolhe de forma holística, respeitando seu contexto social, familiar e cultural, cumprindo assim a nossa missão de levar atendimento de excelência e qualidade pra uma população que sofre nesse momento atual que vivemos”, destacou a médica.

A coordenadora disse ainda que a parceria com a prefeitura municipal foi importante para o andamento da ação. “Estamos com a expectativa de superar os atendimentos nas próximas cidades e continuar com o mesmo padrão de qualidade nos atendimentos que a população merece”, comentou.

Nesta quinta e sexta-feira (8 e 9), as ações volantes seguem na região nordeste do Estado, atualmente nos municípios de Augusto Corrêa, na Escola Municipal Prof. Galvão, e em São Caetano de Odivelas, na Escola Desembargador Osvaldo Brito de Farias.

SERVIÇO

Postos da Policlínica Itinerante em Belém:

- Núcleo de Esporte e Lazer (NEL): segunda a sábado, das 8h às 17h. Aos domingos, das 8h às 13h.

- Estacionamento do Hangar: segunda a sábado, das 8h30 às 17h.

- Mangueirinho: segunda a sábado, das 8h30 às 17h.

- Policlínica Metropolitana: domingo a domingo, das 8h às 17h.

Calendário e locais de atendimento da Policlínica Itinerante no Nordeste do Pará - atendimentos para casos leves e moderados de Covid-19, sempre das 8h às 13h:

Augusto Corrêa: 08 e 09/04 – na Escola Municipal Prof. Galvão, na Praça 28 de Março, nº 73 – Centro;

São Caetano de Odivelas: 08 e 09/04 – na Escola Desembargador Osvaldo Brito de Farias, na Rua Visconde de Souza Franco, 91;

Bujaru: 11 e 12/04 – na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Angelo Frosi, na Rua Lauro Sodré, 1413 – Centro;

Viseu: 11 e 12/04 – na Escola Municipal Padre Luciano Calderara, na Avenida Dr. Justo Chermont, nº 578-624 – Centro;

Acará: 14 e 15/04 – na Escola Estadual Felipe Patroni, na Travessa São José, 12 – Centro.