Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'TERSAÚDE'

TerPaz segue com atendimentos exclusivos para casos leves e moderados da Covid-19

Ações ocorrem aos finais de semana, nos sete territórios beneficiados pelo programa: Benguí, Cabanagem, Guamá, Jurunas, Terra Firme, Icuí-Guajará e Marituba

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
09/04/2021 10h11

A Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa), dentro do Territórios pela Paz (TerPaz), segue com os atendimentos do programa ‘Ter Saúde’, com ações exclusivas para casos leves e moderados da Covid-19. A mudança de perfil do programa foi realizada desde o dia 6 de março, após o aumento dos casos da doença na Região Metropolitana de Belém.

Durante as ações, que ocorrem aos finais de semana, podem ser realizados até 500 atendimentos. Os serviços são oferecidos nos sete territórios beneficiados pelo programa: Benguí, Cabanagem, Guamá, Jurunas, Terra Firme, Icuí-Guajará e Marituba.  

"Nas ações do 'TerSaúde', realizados em todos os territórios do TerPaz, temos atendimentos, como triagem, consulta de enfermagem, realização de exame complementar RT/PCR, atendimentos médicos e entrega de medicamentos, além de testes rápidos para verificarmos IGG e IGM. Durante o atendimento, caso seja comprovado o diagnóstico clínico, o paciente já leva o medicamento para se tratar em casa, caso haja recomendação médica, evitando assim que o quadro agrave", afirmou a representante da Câmara Técnica do TerPaz na Sespa, Alessandra Amaral.

A estudante Melissa Correia, 19 anos, buscou atendimento médico do 'TerSaúde', após sentir dor de cabeça e uma leve dor de garganta. "Lá em casa, meu irmão e minha mãe também estão com suspeita de Covid, então, procurei logo um atendimento, até porque a minha mãe é diabética e ficamos com medo", disse.

Os atendimentos são exclusivos para as pessoas que estiverem com sintomas leves e moderados da doença, como coriza, tosse, febre, dor de garganta, e perda de olfato e paladar.

Após ser consultada, a dona de casa Elizabeth Cardoso, 37 anos, aprovou o atendimento. "Estou sentindo alguns sintomas e aproveitei essa ação do Governo e rápido consegui atendimento. A equipe é bastante atenciosa, e eu agradeço", afirmou.

Os atendimentos exclusivos para Covid-19 vão permanecer até que haja uma melhora no quadro epidemiológico na Região Metropolitana de Belém. "Os primeiros 15 dias desse mês já temos a definição de que os atendimentos exclusivos vão continuar, e depois vamos avaliar, conforme os resultados, a procura e a demanda para esses serviços e atendimentos", afirmou Alessandra Amaral.

Veja abaixo os dias e locais das próximas ações: 

Sábado 10/04: TerPaz Icuí  

Escola Estadual Icuí Laranjeira

Endereço: Estrada do Icuí Guajará, Rua 21 de Abril S/N

 

Sábado 10/04: TerPaz Cabanagem 

Escola Estadual José Valente Ribeiro 

Endereço: Estrada do Benjamin S/N

 

Domingo 11/04: Terpaz Jurunas 

Escola Estadual Artur Porto 

Endereço: Rua Fernando Guilhon, n°450

 

Domingo 11/04: TerPaz Guamá 

Escola Estadual Humberto de Campos 

Endereço: Rua Paulo Cícero, n°220.