Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ÁGUA E SANEAMENTO

Cosanpa entrega rede de abastecimento de água tratada a famílias da comunidade Itália, em Icoaraci

Além da nova rede de abastecimento, as mais de 50 famílias do local também estão recebendo caixas d'água de 500 litros, do programa Caixa D'Água para Todos

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
09/04/2021 14h04

O açougueiro Paulo Roberto: água forte e limpa e reservatórioPouco mais de um mês após o incêndio que destruiu 15 casas na Comunidade Itália, localizada no distrito de Icoaraci, as mais de 50 famílias pertencentes ao local já estão recebendo água tratada.

No dia 7 de março deste ano, a comunidade Itália foi atingida por um incêndio, desde então, o Governo do Estado presta assistência aos moradores da área; uma das ações é por meio de Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), que, no dia seguinte ao incêndio, iniciou trabalhos no local para que os moradores pudessem ser abastecidos pela Cosanpa.

"A água sempre foi um grande problema para nossa comunidade, nós não tínhamos, muitas vezes dependíamos da água da chuva, e eu trabalho lavando roupa, não ter água de qualidade atrapalhava bastante a minha vida. Esse trabalho da Cosanpa foi uma bênção, agradeço todos os dias, eu não me preocupo mais se vou ter água, pois agora sempre tenho água. No dia do incêndio, o governador Helder esteve aqui, e no dia seguinte a Cosanpa já estava trabalhando na instalação das novas redes, em um mês já estávamos com água. Agora tenho água e posso trabalhar com tranquilidade”, contou Socorro Santos, moradora da comunidade.

A Companhia implantou 260 metros de rede de abastecimento, e também está beneficiando os moradores com o Caixa D’Água Para Todos, programa do governo do Estado, por meio da Cosanpa, que distribui e instala reservatórios de 500 litros. A iniciativa visa a beneficiar clientes da Companhia de baixa renda, que residem em 14 bairros de Belém, além dos distritos de Icoaraci, Outeiro, Cotijuba e Mosqueiro.

GRATIDÃO

“No dia seguinte ao incêndio estivemos no local, acompanhando a comitiva do governador Helder Barbalho, e já iniciamos o levantamento das necessidades para que a comunidade pudesse ser abastecida pela Cosanpa. Não era um local que a Companhia era responsável pelo abastecimento, mas por meio de uma solicitação do governador, imediatamente iniciamos a instalação da rede na área, implantamos 260 metros de nova rede, cadastramos todos os moradores e, além disso, estamos beneficiando a comunidade Itália com o programa Caixa d’Água Para Todos. Todos os imóveis já estão sendo abastecidos pela Companhia, e estamos à disposição dessa população”, explicou o presidente da Cosanpa, José Antonio De Angelis.

Paulo Roberto da Silva mora há 12 anos na comunidade Itália e foi um dos beneficiados pelo programa Caixa d’Água Para Todos. "A gente vivia catando água, e hoje a nossa realidade mudou, a água está forte e limpa. Não tínhamos água potável, eu faço um trabalho social com várias crianças e sempre precisei de muita água, então essa nova rede de água mudou muito a minha vida. Além da tubulação, eu também fui beneficiado com uma caixa d'água, o que foi uma maravilha, eu realmente estou muito agradecido, se eu souber que vai faltar água, eu nem me preocupo, pois tenho uma caixa d'água que foi doada pela Cosanpa, tudo ficou bem melhor", afirmou o açougueiro.

O mototaxista Sílvio Cardoso enfrentou o trauma de ter a casa destruída pelo fogo, mas na reconstrução já contará com água em casaSilvio Cardoso teve sua casa totalmente destruída no incêndio e destacou que, apesar de todo o trauma por causa da tragédia, está feliz por saber que, quando reconstruir a sua residência, já terá abastecimento de água de qualidade. "Sempre foi muito difícil nossa situação com relação à água aqui, a gente tinha que dar um jeito para ir se virando. E agora eu tenho certeza de que, quando construir novamente a minha casa, eu não terei mais problemas com água. Foi um trauma muito grande, mas pelo menos agora eu terei água em casa", disse o mototáxista.