Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA

EGPA atualiza acordos de cooperação com municípios paraenses

O objetivo é aumentar área de atuação da Escola para a capacitação de servidores públicos estaduais e municipais

Por Isabela Quirino (EGPA)
12/04/2021 09h13

A Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) está realizando neste ano um trabalho de atualização e novas assinaturas de acordos de cooperação técnica, com o objetivo de aumentar sua área de atuação para a capacitação de servidores públicos estaduais e municipais. Desde janeiro, a Escola já atualizou quase 40 acordos com cidades paraenses e associações de municípios. 

Para a diretora-geral da Escola de Governança, Evanilza Marinho, estas atualizações, que não eram realizadas há alguns anos, são importantes para que a EGPA alcance mais servidores com os cursos abertos e possa atender demandas específicas dos municípios paraenses. “Os acordos de cooperação técnica são nossa principal ferramenta para que a EGPA possa realizar sua missão de trabalhar com a capacitação dos servidores públicos, por isso, desde o início do ano estamos trabalhando para que mais municípios assinem o acordo conosco”.

O servidor Antônio da Cruz, da prefeitura municipal de Benevides, participou na última semana do curso ‘Gerência e Fiscalização de Contratos na Administração Pública’. A cidade renovou no último mês seu acordo com a EGPA e é a primeira vez que o servidor participa de uma qualificação ofertada pela Escola.

“A possibilidade de qualificação em uma instituição tão reconhecida quanto a Escola de Governança é primordial, pois nem sempre conhecemos todos os detalhes dos assuntos necessários para desempenharmos bem nossa função e, como servidores públicos, queremos entregar o melhor serviço para a população”, disse. Antônio elogia ainda a realização dos cursos em regime remoto, pois além de garantir a segurança de todos, aumenta as possibilidades de participação de servidores fora de Belém. 

Na foto, o assessor pedagógico da EGPA, Jaime Ramos, e o presidente da AMATCarajás, Jair MartinsA Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás (AMATCarajás) também foi uma das associações que firmou o acordo com a EGPA, possibilitando formação para os representantes das gestões dos 39 municípios do Sul e Sudeste paraense, que integram a entidade.

Durante a reunião para assinatura, a EGPA apresentou um projeto de capacitação que está sendo estruturado para atender as demandas específicas dos novos gestores municipais. "Por ser um treinamento especializado, focado nas principais dificuldades de gerência municipal, o projeto se apresenta de forma relevante e que vai fazer grande diferença, especialmente, em ações como prestação de contas", ressaltou o presidente, Jair Martins.

Todos os municípios com acordo atualizado constam em uma listagem disponível no site da EGPA. As inscrições para servidores municipais que querem participar dos cursos livres ofertados pela Escola segue o método manual. Para ter acesso e imprimir a ficha de inscrição no formato PDF, o servidor deve acessar o link "Procedimentos e Regras para inscrição", no portal do aluno do site da escola. Após o preenchimento da ficha, ele deve encaminhar o documento à direção da EGPA, juntamente com um ofício, pelo e-mail gabinete.egpa2018@gmail.com.

Os municípios ou associações interessadas em firmar acordo de cooperação com a EGPA podem entrar em contato com o gabinete da Escola pelo número (91) 3214-6832.