Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E LAZER

Obra na Casa das Artes fortalece e preserva a história e cultura do Estado

Cerca de 20 workshops online estão programados sobre artes cênicas, visuais e literárias para os próximos meses em realizações da Fundação Cultural do Pará

Por Giovanna Abreu (SECOM)
13/04/2021 13h07

Prédio da Casa das Artes data da segunda metade do século XIX na rua Dom Alberto Ramos, 236, no bairro de Nazaré, em Belém A Casa das Artes, ligada à Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), iniciou a substituição da extensão das calhas do prédio (mais de 50 metros) e a implantação de toldos nas varandas, após levantamento das necessidades emergenciais de cada espaço realizado no final de fevereiro de 2021.

“A necessidade de preservação e conservação arquitetônica do espaço é muito importante, por isso a intenção é realizar manutenções regulares, especialmente, por conta dos danos ocasionados pelas chuvas e pela passagem do tempo”, observou o diretor da Casa das Artes, Alfredo Garcia.

Com a obra, futuros eventos culturais presenciais na área externa da Casa, como lançamentos de livros e feirinhas, não sofrerão com intercorrências causadas pelas chuvas, sobretudo, pela implantação de toldos mais resistentes para a proteção do espaço. 

Já foi iniciado o serviço de substituição da extensão das calhas do prédio (mais de 50 metros) e a implantação de toldos nas varandasApós o término dessas obras, previstas para serem finalizadas até o final deste mês de abril, será feita a revisão do telhado, que data do começo do século XX; a readequação dos espaços internos; a revisão das divisórias dos espaços, entre outros serviços. 

“Esse é um espaço encantador, de preservação ambiental, histórica e cultural de diferentes tipos de linguagens. Contamos com um acervo importantíssimo para a cultura do Estado, direcionada aos artistas, que integra músicas, literatura, arquitetura, design, artes cênicas, entre outras ricas linguagens”, assegura Alfredo Garcia. 

As atividades presenciais estão suspensas desde o dia 16 de março de 2020 e todas as programações estão sendo realizadas de forma virtual. Para os próximos meses, serão realizados cerca de 20 workshops online de qualificação sobre artes cênicas, visuais e literárias. 

Também será feita a revisão do telhado, que data do começo do século XX; a readequação dos espaços internos, entre outros serviços Acompanhe a divulgação pelos perfis da Fundação Cultural do Estado do Pará no Facebook e no Instagram . Mais informações, podem ser obtidas diretamente com a Casa das Artes: (91) 3323.0351 ou 3323.0352.

HISTÓRIA DA CASA DAS ARTES

Fundado em 21 de julho de 1999, o antigo Instituto de Artes do Pará (IAP) se tornou um Centro de Experimentação Artístico e Cultural do Pará, identificado como Casa das Artes. O espaço tem sede na rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236, no bairro de Nazaré, ao lado da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém. 

Desde a sua criação, a Casa das Artes ocupa o prédio construído na segunda metade do século XIX, para abrigar o Quartel do 15° Batalhão de Infantaria do Exército, porém, suas feições mais recentes são do século seguinte e, possivelmente data dos anos de 1920. Ao longo de sua história abrigou outras unidades militares.

O espaço foi palco de um importante momento histórico do Estado. No quartel, as forças militares do Pará organizaram o Comando de Estado quando da transição entre a monarquia e o regime republicano (15 de novembro de 1889). Liderado pelo major João Maciel da Costa, no local aconteceu o ato de adesão do Pará à República e foi organizada a junta governativa para assumir a direção do Estado.